Cultura | 17-06-2021 20:53

Pandemia tira novamente o Colete Encarnado das ruas de VFX

Pandemia tira novamente o Colete Encarnado das ruas de VFX

A emblemática festa estava marcada para os dias 2, 3 e 4 de Julho mas o aumento de número de casos de Covid-19 no concelho e na Área Metropolitana de Lisboa levou ao seu cancelamento.

As Festas do Colete Encarnado, marcadas para os dias 2, 3 e 4 de Julho, não se vão realizar devido à evolução da pandemia no concelho, que está com uma incidência de 164 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, anunciou em conferência de imprensa o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.

No entanto, a autarquia mantém a intenção de organizar a Feira de Outubro, cuja realização será reavaliada em Agosto, conforme o avanço da vacinação e do número de casos de Covid-19 no concelho.

O Colete Encarnado será assinalado simbolicamente com a deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Campino, à semelhança do ano passado, no dia 3 de Julho. No mesmo dia, será também inaugurada a escultura de homenagem ao Maestro José Falcão junto ao Ateneu Artístico Vilafranquense.

No fim de semana em que se realizaria o evento, considerado uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, a Câmara de Vila Franca vai ainda decorar e iluminar as fachadas de alguns edifícios no Largo da Câmara e no Posto de Turismo, e apela à população que decore as suas varandas, de forma a realizar esta celebração simbólica.

O cancelamento das Festas do Colete Encarnado justifica-se com a impossibilidade de realizar as festas nos moldes habituais, que inclui essencialmente concertos e largadas de touros, que implicam uma grande concentração de pessoas nas ruas.

Três espectáculos taurinos no fim de semana

Apesar de não se realizar o Colete Encarnado, para os dias 2, 3 e 4 de Julho está marcada uma mini-feira taurina, constituída por uma corrida de touros, uma corrida mista e uma novilhada, na praça de Touros Palha Blanco. A novilhada será no dia 2 de Julho, às 19h00, cujo cartel está ainda por designar.

A corrida de touros está marcada para o dia seguinte, sábado, às 18h00, com os cavaleiros Filipe Gonçalves, Francisco Palha e João Salgueiro da Costa, os Forcados Amadores de Santarém e do Ribatejo. No último dia, dia 4, será a corrida mista, com os cavaleiros António Telles e João Telles, o matador de touros Daniel Luque e os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

Na semana anterior, nos dias 26 e 27 de Junho, haverá duas novilhadas populares, também na Praça Palha Blanco, e que terão a presença de cavaleiros, grupos de forcados e alunos de escolas de toureio nacionais e internacionais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo