Cultura | 14-10-2021 07:00

Feira dos Frutos Secos de Tomar nos dois próximos fins de semana

Feira dos Frutos Secos de Tomar nos dois próximos fins de semana
Feira de Santa Iria só deve regressar em pleno no próximo ano

Decisão de não realizar a tradicional Feira de Santa Iria foi tomada em Maio e mantém-se. Evento alternativo decorre de 15 a 24 de Outubro.

Ainda não é desta que a Feira de Santa Iria, em Tomar, desconfina. A decisão tinha sido tomada em Maio pela câmara municipal e mantém-se. Pelo segundo ano, em vez do popular acontecimento anual, que costuma atrair milhares de visitantes e faz parte da identidade cultural da cidade e do concelho, volta a realizar-se apenas uma Feira de Frutos Secos e uma tasquinha.

A tasquinha, de sardinhas e frango, funciona diariamente na tenda do mercado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00 (dia 15 só jantar e dia 24 só almoço). No interior do mercado a Feira de Frutos Secos pode ser visitada às sextas-feiras e sábados, das 8h00 às 21h00, e aos domingos, das 10h00 às 17h00. A Feira de Santa Iria também não terá este ano a sua procissão, em honra da padroeira, após a qual costuma haver o lançamento de pétalas de flores ao rio Nabão. Segundo a lenda, Santa Iria terá vivido na antiga cidade visigótica Sellium/Nabância, em meados do século VII e foi assassinada aos 15 anos junto ao rio.

A Feira de Santa Iria foi criada por Carta Real de Filipe II de Espanha a 3 de Outubro de 1626 substituindo a anterior, de Santo André.

Mais Notícias

    A carregar...