Cultura | 05-11-2021 16:10

Exposição sobre a RARET em Glória do Ribatejo

Mostra é inaugurada no mesmo dia em que estreia a série “Glória”, que tem como pano de fundo o antigo complexo norte-americano da Rádio Free Europe, construído na localidade ribatejana em meados do século passado.

A Câmara de Salvaterra de Magos estreia esta sexta-feira, 5 de Novembro, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, uma exposição alusiva à RARET, antigo complexo norte-americano da Rádio Free Europe que funcionou nessa freguesia durante algumas décadas, nomeadamente durante o período designado como Guerra Fria. A exposição pode ser visitada até 28 de Fevereiro de 2022.

O objectivo da mostra é dar a conhecer a importância desse empreendimento na história contemporânea e a sua relevância para Glória do Ribatejo. “A RARET foi um organismo ligado à Rádio Free Europe, organização americana, que tinha como principais objectivos difundir, através de ondas de rádio, conteúdos políticos e outro tipo de propaganda que era censurada nos países de leste, que estavam subjugados pela URSS”, recorda o município.

A instalação da RARET mudou a face da Glória do Ribatejo, gerando emprego mas também benefícios de outra ordem, como o acesso à luz eléctrica e água canalizada, saneamento básico, o asfaltamento da actual Estrada Nacional 367, a doação de terrenos para a construção da Casa do Povo, edifício da Junta de Freguesia, campo de futebol ou a construção de uma escola.

A inauguração da exposição dá-se na mesma data em que estreia a série “Glória”, a primeira série original portuguesa para a Netflix. De autoria de Pedro Lopes, com realização de Tiago Guedes, tem como pano de fundo Glória do Ribatejo e a RARET e é um thriller passado durante a designada guerra fria, que opôs soviéticos e americanos.

A primeira retransmissão da RARET foi a 4 de Julho de 1951. Em Agosto de 2020, a Câmara de Salvaterra de Magos inaugurou a requalificação do Espaço Jackson, edifício ligado à RARET, pois foi ali que ficaram alojados os primeiros trabalhadores portugueses e americanos quando iniciaram a montagem das primeiras antenas de retransmissão. O nome Jackson ficou associado a Charles Douglas Jackson, presidente da Radio Free Europe, que em 1952 visitou as instalações da RARET.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1663
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1663
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo