Cultura | 23-11-2021 15:56

Materiais Diversos convida jovens e artistas de Santarém e Évora para projecto colaborativo

Associação cultural está ainda a desenvolver um projecto internacional que envolve o município de Sardoal.

A associação cultural Materiais Diversos abriu candidaturas para jovens e artistas de Évora e Sardoal para o projecto de arte participativa “Dentes de Leão”, que, até Março de 2023, desafia à criação cultural em Évora e Sardoal. Em comunicado, a Materiais Diversos anuncia o lançamento de duas convocatórias, uma para artistas e outra para jovens, para o projecto que vai decorrer entre Janeiro de 2022 e Março de 2023.

Segundo a nota, intervenientes de Évora, Sardoal, Lisboa, Reykjavik (capital da Islândia) e Oslo (capital da Noruega) “vão participar em encontros informais, residências artísticas, oficinas e laboratórios e trabalhar em conjunto na criação e apresentação de projectos colaborativos”.

Numa das convocatórias, aberta até 5 de Janeiro de 2022, a Materiais Diversos procura jovens entre os 15 e os 18 anos, residentes nos concelhos de Évora, Sardoal e Lisboa, interessados em integrar o projecto e em “colaborar no desenvolvimento e apresentação pública de cinco criações artísticas”.

A outra convocatória dirige-se a artistas menores de 40 anos e naturais ou residentes nos distritos de Évora e de Santarém, que se podem candidatar até ao próximo dia 14 de Dezembro, sendo, até dia 20, escolhidos 12 pela qualidade e potencial do portfólio apresentado, pertinência do projecto no seu percurso, relação com os territórios, motivação para as artes participativas, compreensão do âmbito e objetivos do projeto.

Os artistas seleccionados para integrar o projecto terão uma primeira fase de formação e pesquisa, a decorrer de Janeiro a Maio de 2022, e uma segunda de criação e apresentação, de Junho de 2022 a Março de 2023.

Na primeira fase, os artistas participarão em dois laboratórios e duas residências partilhadas, apresentando seguidamente propostas concebidas para Évora e Sardoal, as quais serão objecto de uma selecção, com a colaboração dos jovens, num encontro que se realizará em Maio de 2022 na Culturgest, em Lisboa.

Desta selecção, resultarão cinco criações (uma delas de um artista da Islândia), a serem desenvolvidas ao longo da segunda fase, em residências artísticas em Évora e no Sardoal. As apresentações acontecerão em atelier aberto em Évora e nos ciclos de artes participativas no Sardoal, ambas em Outubro de 2022, e em Lisboa, em Janeiro de 2023.

O projecto "Dentes de Leão" é uma coprodução original da Materiais Diversos (Lisboa), da Pó de Vir a Ser (Évora), da Academy of the Senses (Reykjavik), da Câmara Municipal de Sardoal e da Culturgest (Lisboa), em colaboração com a Câmara Municipal de Évora, a OsloMet (Oslo), o Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Nova (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), bem como com a Universidade de Évora e a Assimagra, acrescenta.

Os interessados podem encontrar mais informação e os formulários de candidatura em www.materiaisdiversos.com.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1537
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1537
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo