Cultura | 30-11-2021 18:00

Pelourinho de Alhandra volta à Praça 7 de Março

Imóvel de interesse público foi retirado do seu local há 128 anos

128 anos depois de ter sido retirado, o pelourinho de Alhandra, classificado como imóvel de interesse público, voltou a ser colocado na Praça 7 de Março, no centro da vila. A cerimónia de colocação do pelourinho tem lugar na manhã de 1 de Dezembro, pelas 10h00, contando com a participação da Banda Filarmónica da Sociedade Euterpe Alhandrense. O pelourinho renascentista foi retirado da praça 7 de Março em 1893 e a sua colocação representa um novo passo rumo à conservação e valorização do património histórico e cultural do concelho.

O pelourinho apresenta características muito peculiares, de cariz maneirista, que o demarcam dos demais pelourinhos existentes no concelho de Vila Franca de Xira. Pela simplicidade arquitectónica da coluna e pelos seus complementos, pode-se colocar a hipótese de o pelourinho ter sido erigido no reinado de D. João III.

Os trabalhos de reabilitação e implantação tiveram um investimento municipal superior a 30 mil euros e consistiram na eliminação das colónias biológicas existentes em todos os elementos pétreos constituintes do pelourinho, a limpeza da superfície da pedra e a construção de elementos perdidos, recuperação de elementos pétreos degradados, construção de novos elementos pétreos, com bordadura em meia cana, para revestimento dos degraus e estabilização das propriedades físicas e químicas das ligas metálicas. A reimplantação do pelourinho complementa os trabalhos de requalificação realizados pela Câmara na Praça 7 de março, que foram finalizados no início de 2020 e que representaram um investimento superior a 150 mil euros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo