Cultura | 02-12-2022 12:58

População de Valhascos quer que as suas couves sejam reconhecidas oficialmente

População de Valhascos quer que as suas couves sejam reconhecidas oficialmente

Aldeia do concelho do Sardoal celebrou o seu vegetal e o azeite novo com a segunda edição do festival que promove uma couve única em Portugal.

O Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo, no concelho do Sardoal, voltou para a sua segunda edição, numa organização conjunta da Associação Cultural e Desportiva de Valhascos (ACDV) em colaboração com o município, a junta de freguesia e a Tagus Ribatejo Interior.
A pergunta que se impõe é: o tem a couve de Valhascos de diferente das outras? "O próprio clima e a terra fazem com que tenha característica únicas que não encontramos em mais nenhuma zona do país", considera Duarte Batista. O jovem presidente da junta, que é maquinista da CP, conta que já tentou levar a semente para outros locais e cultivar, mas diz que o sabor da couve "não tem nada a ver".
"Há quem defenda que é uma couve tronchuda, há quem defenda que é uma couve de olho", debateu-se antes do jantar na conversa que juntou o presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, e a coordenadora da Tagus, Conceição Pereira. Duarte Batista revelou na iniciativa estar a trabalhar para obter uma certificação oficial da couve.
Artigo desenvolvido na próxima edição impressa de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo