Cultura | 15-12-2022 13:48

“Depender da Bondade de Estranhos”: O novo livro do bota-de-elástico do processo penal Rui Patrício

“Depender da Bondade de Estranhos”: O novo livro do bota-de-elástico do processo penal Rui Patrício

Alguns textos da obra da área da justiça, que começou a ser distribuída esta quinta-feira, são contra as aparências, os lugares-comuns, o achismo, mas também contra a hipocrisia e as agendas

O novo livro do advogado Rui Patrício foi esta quinta-feira, 15 de Dezembro, colocado à venda e tem por título “Depender da Bondade de Estranhos. E outros textos leves sobre a leveza do processo penal”. O advogado natural de Alcanhões, Santarém, diz na contra-capa do livro explica que os “textos do livro são, pois, muitas vezes desgostosos, mesmo que humorados”.

O autor justifica o tema do livro com o facto de o processo penal já não ser o que aprendeu nos livros (e ainda se ensina). E explica: “não só porque as Leis vêm sendo alteradas, mas também porque tantas coisas mudaram na dimensão prática e nas representações sociais. O mundo do processo penal, sobretudo nalguns processos, é hoje outro, e lamento e critico várias mudanças”.

O advogado diz que o livro, com 554 páginas, reúne “Textos de um bota-de-elástico do processo penal”, realçando que “muito do que se diz, noticia e discute sobre o processo penal não é correto, é quase sempre superficial, amiúde é ligeiro e por vezes não é sério”. Alguns textos da obra “são contra as aparências, os lugares-comuns, o achismo, mas também contra a hipocrisia e as agendas”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo