Cultura | 25-02-2023 21:00

Festejos de Carnaval encheram vilas e cidades da região

Festejos de Carnaval encheram vilas e cidades da região
Foliões saíram à rua por toda a região para celebrar o carnaval em ambiente pós-pandémico. fotoDR

Depois de dois anos de contenção devido à pandemia a população saiu à rua para festejar o Carnaval nas principais vilas e cidades da região ribatejana.

O Carnaval regressou em força à região ribatejana depois de dois anos de festejos contidos devido à pandemia de Covid-19. Santarém foi a cidade que mais participantes teve no desfile que envolveu as escolas do concelho. Mais de 2.200 crianças das creches, jardins de infância e escolas do ensino básico desfilaram pelas principais ruas do centro histórico da cidade. As escolas foram desafiadas a elaborar os trajes carnavalescos, tendo como tema a “interculturalidade”, com o objectivo de dar a conhecer a cultura, o pluralismo e a diversidade cultural, ao mesmo que promoveram a convivência e integração de crianças de diferentes nacionalidades e culturas.
As ruas da cidade de Tomar também foram “invadidas” pela fantasia, alegria e diversão do Carnaval, numa manhã de sexta-feira, 17 de Fevereiro, dedicada aos mais pequenos, com o desfile infantil. Cerca de 800 crianças das várias escolas do concelho participaram no cortejo que partiu da Praceta Raul Lopes com destino à Praça da República. A acompanhá-los estavam os Reis do Carnaval de Tomar, Marco Marques e Sónia Pereira. O desfile de Carnaval no Entroncamento contou com a participação de cerca de 1.500 crianças, que percorreram de forma muito animada a Rua Luís Falcão de Sommer até ao Largo José Duarte Coelho.
O Carnaval em Ourém também atraiu milhares de visitantes para assistir ao corso carnavalesco nas principais artérias da cidade, abrilhantado pelos carros alegóricos de 10 instituições, nomeadamente o Jardim Infantil de Ourém, a Comunidade Vida e Paz, a Universidade Sénior de Ourém, o Centro Desportivo Cercal, a Associação Para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família, o Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, a Fundação Dr. Agostinho Albano Almeida, o Centro Social das Matas, a Juventude Ouriense e a Casa do Povo de Fátima.
Cerca de meio milhar de foliões participaram no corso carnavalesco que decorreu pelas ruas de Alpiarça. 11 carros de colectividades e nove grupos do concelho desfilaram e dançaram numa tarde recheada de música e muita animação. A Câmara de Alpiarça contratou um grupo de música brasileira com duas bailarinas que deram um cheirinho do Carnaval que se faz no Brasil. No Cartaxo também foram protagonistas os mais novos, com o desfile de Carnaval a ser realizado por centenas de crianças de todos os jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do concelho.

Carnaval em Samora Correia é o maior do Ribatejo

No concelho de Vila Franca de Xira o Carnaval foi celebrado em Alhandra com corsos, bailes e enterro do Entrudo. A festa foi novamente organizada pela Sociedade Euterpe Alhandrense. Centenas de pessoas encheram as ruas de Alhandra para acompanhar os corsos que percorreram as ruas do centro da localidade. Sete carros alegóricos e dez grupos espalharam animação naquele que é considerado o principal carnaval do concelho de Vila Franca de Xira.
No concelho de Benavente realiza-se um dos maiores festejos de Carnaval do Ribatejo, na cidade de Samora Correia. O desfile, organizado pela Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS), voltou a juntar os carros alegóricos na Avenida o Século e ruas adjacentes. Como manda a tradição os carros alegóricos deram duas voltas às ruas da cidade ao som de muita música e animação. Por fim, o desfile de Carnaval em Coruche contou com cerca de 700 crianças e animação circense no Circo Dallas, junto ao Parque do Sorraia.

Relacionados

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1680
    04-09-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1680
    04-09-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo