Cultura | 18-03-2023 07:00

Vila Franca de Xira antecipa Colete Encarnado com programação “Do Campo à Praça”

Vila Franca de Xira antecipa Colete Encarnado com programação “Do Campo à Praça”
Município de Vila Franca de Xira conta com as tertúlias para organizar um conjunto de iniciativas ligadas à tauromaquia e religiosidade de Março a Julho

De Março a Junho a cidade de Vila Franca de Xira recebe uma dezena de eventos ligados à tauromaquia. Tertúlias na Rua e Semana da Cultura Tauromáquica são alguns dos eventos que antecedem o Colete Encarnado.

Vila Franca de Xira vai receber uma dezena de eventos ligados à tauromaquia e religiosidade até à grande festa anual do Colete Encarnado. “Do Campo à Praça” reúne programação, entre 18 de Março e 2 de Julho, com origem nas tradições e expressões culturais do concelho. A Câmara de Vila Franca de Xira, em conjunto com as tertúlias, vai levar a cabo mais uma edição da Semana da Cultura Tauromáquica, um festival taurino, a segunda edição dos Vinhos à Praça, a feira e corrida de toiros das tertúlias e ainda as Tertúlias na Rua.
A Semana da Cultura Tauromáquica decorre de 18 a 26 de Março e o festival taurino no dia 26 de Março. Já a 1 de Abril as tertúlias organizam os “Vinhos à Praça” e no dia a seguir a iniciativa solidária “Vamos vestir o Toureiro”. A quarta edição da Feira das Tertúlias e corrida de toiros decorrerá de 5 a 7 de Maio. Já no dia 18 de Maio (feriado municipal) realiza-se a Romaria ao Santuário do Senhora da Boa Morte. A 17 de Junho decorre a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Alcamé e a 24 as Tertúlias na Rua. O Colete Encarnado vai decorrer de 30 de Junho a 2 de Julho.
O programa foi apresentado a 10 de Março, na Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira. O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, congratulou-se com a união de todos os parceiros que aceitaram o desafio de colaborar num programa conjunto, nomeadamente as tertúlias. Dinamismo e novidade foi a promessa deixada pelo presidente da Associação das Tertúlias, Guilherme Nunes. O responsável diz que Vila Franca de Xira vai ser a capital do movimento tertuliano em Portugal, pois foram convidadas também várias tertúlias de fora do concelho.
Outra das novidades é a disponibilidade de passeios de charrete entre a praça de toiros e o largo da câmara municipal, de 5 a 7 de Maio. Para Fernando Paulo Ferreira estando às portas de Lisboa, Vila Franca de Xira pode oferecer uma programação turística e cultural diferenciada. “Costumo dizer que a capital tem uma grande sorte de ter Vila Franca tão perto, porque em 20 minutos as pessoas estão a conhecer coisas completamente diferentes. A autarquia tem de apostar nisso como um dos aspectos turísticos a ter em conta”, frisou.

Vila Franca de Xira tem falta de alojamento
A Câmara de Vila Franca de Xira tem vindo a motivar os particulares para investirem em projectos para a criação de unidades hoteleiras. Fernando Paulo Ferreira lamenta “ainda não ter tido sucesso” mas diz que existem “vários interessados”. O único hotel existente na cidade está sempre cheio, e o hostel, mais recente, também tem a lotação completa. Também o concelho ao lado, Benavente, se debate com a falta de oferta hoteleira, o que pode condicionar o fluxo de turistas.

VFX quer dois museus dedicados à tauromaquia

Vila Franca de Xira vai ter um museu dedicado aos forcados. Ainda não existe data para este projecto mas segundo o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, os técnicos da câmara já analisaram o documento, submetido pelo grupo de forcados e Casa dos Forcados, e que está a ser reformulado.
O Museu do Toiro e da Cultura Tauromáquica, uma ambição que atravessou vários executivos camarários, continua também a estar no horizonte. A O MIRANTE, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, entidade dona da Praça de Toiros Palha Blanco, avançou que tem havido conversas com o município nesse sentido. “Vejo com celeridade o projecto do museu. No fundo, a Palha Blanco já é um museu com 122 anos, e tem muita coisa para visitar. Já falamos no museu à muitos anos”, disse o provedor Armando Carvalho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo