Já é possível ver a caminhada insubmissa de Sidónio Muralha em VFX
Mostra do escritor tem a curadoria de Violante Magalhães e José Raimundo Noras.
Inaugurou a 15 de Abril no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira a exposição dedicada a Sidónio Muralha, intitulada “Caminhada Insubmissa”, integralmente dedicada à vida e obra daquele autor neo-realista que deixou um importante legado como escritor de prosa e poesia.
Sidónio Muralha, letrista e dramaturgo, tem uma das suas mais importantes obras infantis o livro de poesia Bichos, Bichinhos e Bicharocos, de 1949, que continua a ser regularmente recomendado nas escolas portuguesas. Com curadoria de Violante Magalhães e José Raimundo Noras, a mostra de entrada livre traça o percurso de Sidónio Muralha, nascido em Lisboa em 1920 e que foi para o exílio em 1943, passando por África e Europa até se fixar no Brasil até ao final da sua vida em 1982. A exposição apresenta fotos, objectos do quotidiano, obras de arte, discos, correspondência e livros representativos de um percurso traçado em três continentes e dezenas de países onde Sidónio Muralha divulgou o neo-realismo.
Na sua obra multifacetada manteve diálogo com outros artistas como Júlio Pomar, Manuel Ribeiro de Pavia e Fernando Lemos, um dos parceiros com quem fundou, em São Paulo, a editora Giroflé, dedicada a literatura infanto-juvenil.
A exposição pode ser vista de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e sábados das 10h00 às 19h00. Ao domingo é visitável das 10h00 às 18h00 e encerra às segundas e feriados.