Cultura | 06-05-2023 12:00

Scarmind vencem o primeiro Alverca Band Fest

Scarmind vencem o primeiro Alverca Band Fest
Os Scarmind venceram o primeiro Alverca Band Fest

Os Scarmind arrecadaram as preferências do júri no primeiro concurso de bandas promovido pela União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e vão actuar nas Festas de Alverca. Em segundo lugar ficaram os Make It Nice And Smooth que vão subir ao palco nas Festas do Sobralinho.

Os Scarmind foram os vencedores da primeira edição do concurso de bandas Alverca Band Fest, promovido pela União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho. A banda reuniu as preferências do júri composto por Sandro Santos, em representação da junta de freguesia, Paulo Nascimento, do Armazém Do Rock, e Joel Silva, baterista dos HMB e Lacraus. O júri atribuiu ainda o segundo lugar ao colectivo MINAS - Make It Nice And Smooth e o terceiro lugar aos Efeito Borboleta. Os concertos decorreram no Centro Cultural do Bom Sucesso, em Alverca, nos dias 29 e 30 de Abril. Os Scarmind vão agora subir ao palco das Festas de Alverca no dia 26 de Junho e os Make It Nice And Smooth dia 26 de Maio nas Festas do Sobralinho.
A primeira edição do concurso contou com a participação de 19 bandas de todos os estilos musicais. A qualidade dos projectos apresentados levou o júri a alargar a selecção inicial de oito para dez bandas a concurso. As bandas que concorreram são dos concelhos de Amadora, Almada, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra e Vila Franca de Xira. A organização já se comprometeu a dar espaço a novos talentos musicais em 2024, na segunda edição do Alverca Band Fest.


Scarmind: Viver da música
Os Scarmind tocam desde 2013 mas da formação original já só resta o actual vocalista Márcio Belezas, 34 anos, que na altura era guitarrista e vocalista de apoio. Desde há dois anos que a banda conta com o guitarrista Rafael Oliveira, 19 anos, com o baixista Adriano Câmara, 28 anos, e o baterista Pedro Rijo, 29 anos. A banda de hard rock/metal melódico tem músicos oriundos desde a Póvoa de Santa Iria aos Açores. A decisão de participar no Alverca Band Fest foi motivada pela troca de experiências com outras bandas e mostrar em palco o trabalho que demora horas a ser criado em estúdio. Os Scarmind lançaram o primeiro EP, “Newborn”, em 2016 e em plena pandemia gravaram “Resilience”.
Todos os elementos da banda trabalham na área da música e alguns têm projectos paralelos. É o caso do baterista Pedro Rijo, que para além de Scarmind toca em mais quatro bandas. Entre originais e bandas de covers/tributos considera que não é produtivo discutir quem merece mais palco, até porque tudo se resume a uma questão económica. Os espaços que têm bandas a tocar querem ser rentáveis e as bandas de originais não enchem a casa. O músico diz por isso que o fundamental é disponibilizar salas para ajudar quem faz música original. “O concelho de Vila Franca de Xira sempre foi forte em bons músicos e projectos, mas montras para expor o trabalho são poucas. As festas da zona não dão oportunidades porque ainda apostam em bandas de baile”, reitera o músico.


MINAS: Valorizar a música original
Os MINAS - Make it Nice and Smooth - começaram há dez anos em Vila Franca de Xira pela amizade entre o vocalista/compositor Nelson Simãozinho, 30 anos, e o guitarrista Marco Gomes, 29 anos. O nome da banda surgiu após o primeiro concerto que juntou o rap aos riffs de guitarra. Nelson Simãozinho começou a escrever poemas desde cedo e Marco desde os 14 anos que toca guitarra. Com o passar do tempo mais músicos juntaram-se à formação original e agora fazem parte do colectivo o vocalista Diogo Machado, 29 anos, o baterista Rúben Rodrigues, 29 anos, e o baixista Bernardo Nunes, 24 anos.
Os MINAS classificam o seu estilo musical como rap progressivo. A banda já concorreu a oito concursos e venceu três, a que se soma o segundo lugar no Alverca Band Fest. O primeiro álbum foi gravado por conta própria e o segundo através de concurso. O terceiro EP de originais está agora a ser gravado através de dinheiro ganho com os concertos. Sobre o motivo de participarem em mais um concurso Marco Gomes considera ser uma oportunidade para as bandas de originais mostrarem o seu trabalho às pessoas da zona. Nelson Simãozinho também considera uma mais-valia este tipo de iniciativa, até porque a oferta de música ao vivo no município é quase nula.

Make It Nice And Smooth arrecadaram o segundo lugar no concurso de bandas

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo