Debate sobre educação em Torres Novas com o fundador da Escola da Ponte
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, recebe na quarta-feira o fundador da Escola da Ponte, José Pacheco, que irá falar sobre modelos de educação em Portugal.
A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, recebe na quarta-feira, a partir das 17h00, o fundador da Escola da Ponte, José Pacheco, que irá falar sobre modelos de educação em Portugal. O encontro, de entrada livre, mas inscrição obrigatória, é promovido pelo Sementes – núcleo de capacitação pessoal e comunitária, que está a criar uma escola em Liteiros, no concelho de Torres Novas, “assente num modelo de educação regenerativo”, afirma a nota de divulgação da iniciativa.
A organização realça que o pedagogo e educador José Pacheco se dedica, há mais de 50 anos, “a criar aquilo a que chama a ‘utopia’ da educação, com um modelo educativo de uma escola sem turmas, sem salas de aula e sem testes”, sendo o seu projeto Escola da Ponte, implementado na década de 1970, em Vila das Aves (Santo Tirso, Porto), “uma referência mundial de modelo educativo”.