Museu Carlos Reis em Torres Novas recebe menção honrosa pela colecção da Central do Caldeirão
Trabalho de requalificação e conservação do núcleo museológico da antiga central hidroeléctrica do Caldeirão valeu ao museu municipal a atribuição de uma menção honrosa pela Associação Portuguesa de Museologia.
O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, recebeu uma menção honrosa na categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural nos prémios da Associação Portuguesa de Museologia, pela conservação da colecção de arqueologia industrial da Central do Caldeirão. A requalificação do edifício da antiga central hidroeléctrica e a criação do novo núcleo museológico, recorde-se, foram inauguradas a 1 de Maio e resultaram de um trabalho que salvaguardou as características arquitectónicas do edifício e da maquinaria existente que contou com os testemunhos de antigos funcionários da central.
A categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural destina-se a premiar projectos que valorizem o património cultural particularmente relevante por razões de ordem histórica, cultural, estética, social, técnica e científica; utilização de metodologias e técnicas inovadoras e enquadramento ambiental. Também abrange projectos no âmbito da salvaguarda e valorização de património cultural imaterial.