Cultura | 14-06-2023 18:00

Feira da Época em Torres Novas é referência nas recriações históricas

Feira da Época em Torres Novas é referência nas recriações históricas
Milhares de pessoas visitaram Feira da Época que decorreu em Torres Novas

Feira da Época retratou momentos da época medieval no centro histórico de Torres Novas, com o tema “Feminina Mundi: As Irmãs Sigeas”. O certame recebeu milhares de visitantes num clima onde reinou a música, dança, gastronomia, entre outras.

A edição anual da Feira da Época realizou-se de 1 a 4 de Junho no centro histórico de Torres Novas com o tema “Feminina Mundi: As Irmãs Sigeas”. Com a adesão de milhares de visitantes, o certame recordou a época medieval vivida em Torres Novas através de encenações, gastronomia, sons, danças, roupas e diversões da época. A feira, que é considerada uma das melhores da Península Ibérica no que diz respeito a recriações históricas, contou com várias atracções, nomeadamente os espaços do Lugar do Petiz e o Jardim dos Bonecos, o Acampamento Militar e a Vida Quotidiana, onde o visitante conviveu com a modéstia do povo medieval nos seus ofícios e lavouras do dia-a-dia.
As encenações da época medieval, como o Auto da Feira, A Princesa é Minha, A Fénix Renascida, entre outros, marcaram os momentos altos da feira. O grupo da Oficina do Velho Ofício, de Santa Maria da Feira, fundado em 2011 por Edgar Silva, faz recriações históricas de Portugal através de cenários e cenografia e foi um dos grupos com quem O MIRANTE conversou. Juntamente com o Teatro Meia Via, encenaram o Auto da Feira, um texto de Gil Vicente, apresentado pela primeira vez à Corte de D. João III. O espectáculo representa a crítica que Gil Vicente fez há 500 anos, sobre o lado materialista dos humanos e, principalmente, da igreja que trocou a pureza e a cristandade pela ostentação. “A peça fala muito sobre esse aspecto materialista e espiritualista daquilo que é a igreja ou que deveria ser”, afirma João Vieira Fino, pintor, encenador e membro do grupo Oficina do Velho Ofício. A encenação exigiu bastante esforço e dedicação do grupo para aprenderem e representarem o texto em português arcaico em cerca de três semanas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo