Cultura | 06-09-2023 18:00

Artista de projecto do Hospital de Santarém expõe obras no Porto

Artista de projecto do Hospital de Santarém expõe obras no Porto

A OficINa – Arte Bruta Inclusiva tem por objectivo apostar na reabilitação de pessoas com doença mental grave, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica.

Tomás Vieira, artista da OficINa – Arte Bruta Inclusiva, integrada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), é autor de duas peças da Exposição «Portreto de La Animo Art Brut etc», patente no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Este marco importante para OficINa – Arte Bruta Inclusiva foi assinalado com a visita à exposição por um grupo de utentes do projecto, que teve lugar na terça-feira, 29 de Agosto, no qual se incluiu o artista Tomás Vieira.

A mostra é composta por peças seleccionadas da Coleção Treger Saint Silvestre que se relacionam com processos de autorrepresentação e que foram produzidas, maioritariamente, em contextos de doença.

A OficINa – Arte Bruta Inclusiva tem por objectivo apostar na reabilitação de pessoas com doença mental grave, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica. Pintura, costura ou restauro de móveis são algumas das atividades desenvolvidas neste espaço. De acordo com o curador António Saint Silvestre, a exposição “Portreto de La Animo Art Brut etc”, é considerada “a maior mostra de Arte Bruta alguma vez realizada na Península Ibérica”. O transporte dos utentes da OficINa – Arte Bruta Inclusiva contou com o apoio da Câmara Municipal de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo