Cultura | 11-09-2023 12:00

700 idosos reunidos em Benavente para momento anual de convívio

700 idosos reunidos em Benavente para momento anual de convívio
Idosos do concelho de Benavente convivem nos Camarinhais em encontro anual

Iniciativa da Câmara de Benavente já vai na 26ª edição. Um dia por ano os idosos, reformados e pensionistas do concelho convivem, comem sardinhas e dançam no Parque de Actividades Escotistas dos Camarinhais.

Sete centenas de pessoas participaram no 26º Encontro de Idosos, Reformados e Pensionistas do Município de Benavente. O encontro anual, que se realizou a 31 de Agosto, é um dos momentos mais aguardados pelos seniores que, ano após ano, marcam presença na zona desportiva e de lazer dos Camarinhais (Parque de Actividades Escotistas).
O dia é passado em convívio ao ar livre, debaixo do ar puro dos pinheiros e eucaliptos. Os idosos comem sardinhas e entremeadas, revêm amigos, cantam e dançam a tarde toda. É o caso de Silvina Rosa, 78 anos, de Foros de Almada, habitual participante no encontro. O ano passado tinha acabado de ser operada ao coração mas fez questão de estar presente. Quem também não perde um convívio é Maria Augusta Serradolhe, 81 anos, de Samora Correia. “Gosto de tudo. O convívio é muito bom. Bebemos vinho branco, comemos umas sardinhas e quando começa o bailarico dançamos”, conta, animada.
Há uma década que António Arsénio, 76 anos, Foros de Almada, participa no encontro. Vai em transporte próprio e assa as sardinhas no braseiro. Ao lado, o irmão Francisco Arsénio dá uma ajuda a virar o peixe antes de passarem para as entremeadas. Já sentada à mesa a beber vinho tinto e a comer carapaus está Licínia Afonso, 64 anos, estreante no encontro anual.
O transporte para os Camarinhais é facultado pela organização, a Câmara de Benavente, em parceria com as juntas de freguesia e as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município. O encontro anual é o culminar dos Passeios com Vida, também dirigidos aos seniores do concelho de Benavente. Este ano, de forma gratuita, os participantes visitaram Alcácer do Sal. “É um investimento que a autarquia faz e que está há 26 anos no orçamento. As pessoas repetem todos os anos é porque gostam. É um momento em que os idosos saem de casa para conviver”, diz a vice-presidente do município, Catarina Vale.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo