Cultura | 01-11-2023 12:00

Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo

O 3º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo decorre a 11 e 12 de Novembro, em Valhascos, concelho do Sardoal.

O 3º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo realiza-se no fim-de-semana de 11 e 12 de Novembro, em Valhascos, concelho do Sardoal. O evento é organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Valhascos, em parceria com a Câmara do Sardoal, a Junta de Freguesia de Valhascos e a Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

O festival é inaugurado no sábado, 11 de Novembro, pelas 17h00, com a apresentação das couves candidatas ao prémio Couve de Valhascos 2023. Segue-se uma mesa redonda que vai falar sobre a couve de Valhascos. Pelas 20h00 realiza-se o jantar com Couve de Valhascos e Azeite Novo com uma ementa confeccionada pelo Chef José Fernandes. A noite é animada com a actuação do fadista Luís Travassos.

Para domingo, dia 12, está marcada uma caminhada, intitulada “Pelas Terras da Couve, do Pão e do Vinho”. Às 14h00 decorre o Mercado da Couve de Valhascos e Feira de Vinhos, que tem o apoio da Tagus. Duas horas depois tem início o Magusto de São Martinho que vai ser animado pelo grupo de concertinas “Os Terra da Couve de Valhascos”. A participação em algumas iniciativas do certame está sujeita a inscrição prévia que pode ser efectuada na Associação Cultural e Desportiva de Valhascos através dos telemóveis 967 145 035 ou 964 890 747 e também online através dos links disponibilizados na página de Facebook ACD Valhascos.

O objectivo do festival é divulgar a couve e o azeite, com forte tradição no concelho contribuindo para a afirmação e preservação da gastronomia típica do Sardoal. Segundo a organização, a couve de Valhascos tem sido alvo de diversos estudos genéticos, agronómicos, bem como das suas propriedades nutricionais e gustativas. Pertencendo à família das couves tronchudas, é uma couve de grande porte, e produz um repolho central, bastante compacto e pesado, de cor verde escura. Acredita-se que a sua qualidade está relacionada com a localização geográfica da aldeia, cujo terroir enaltece as suas melhores características.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo