Bruno Homem ganha a vida a ensinar e a tocar saxofone
Bruno Homem, 41 anos, natural de Tomar, é saxofonista e professor de saxofone. Descobriu a paixão pelo instrumento aos 11 anos e desde aí nunca mais parou de tocar. No Dia Mundial do Saxofonista, a 6 de Novembro, o músico conta a sua história e fala sobre o que diferencia instrumento.
O saxofone faz a conjugação entre o universo das palhetas e dos metais. Foi inventado por Adolphe Sax com o objectivo de generalizar a aprendizagem dos instrumentos que era difícil para a população. No entanto, para chegar ao nível profissional é um instrumento tão complicado como os outros. A explicação é dada por Bruno Homem, 41 anos, que é saxofonista e professor de saxofone. Apesar de residir e trabalhar em Leiria há cerca de 15 anos, é natural de Tomar e visita regularmente a sua terra natal. Toca quatro tipos de saxofone (soprano, alto, tenor e barítono), clarinete e flauta transversal.
O interesse pela música surgiu bastante cedo devido à ligação do seu irmão à banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar. Decidiu entrar na filarmónica aos 11 anos “e aprender saxofone para tentar arranjar uma namorada”, explica a O MIRANTE, com um sorriso.