Cultura | 10-11-2023 15:00

Obras de Matilde Marçal expostas em Abrantes pela primeira vez

Obras de Matilde Marçal expostas em Abrantes pela primeira vez
Exposição apresenta obras que remetem para lugares e atmosferas que podem ser visitadas até 30 de Março de 2024

Matilde Marçal apresenta pela primeira vez em Abrantes, no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte.

Matilde Marçal apresenta pela primeira vez em Abrantes, no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), um conjunto de obras que realizou nos últimos 15 anos “principalmente constituído por conjuntos formados por diversos pequenos e médios formatos, interessantes variações sobre o quadro múltiplo numa recriação totalmente contemporânea do modelo “retabular”, abrangendo três distintos universos temáticos que remetem para memórias de lugares, de atmosferas e de coisas”, descreve o curador Fernando Baptista Pereira.
Natural de Abrantes, Matilde Marçal foi professora de pintura e gravura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, durante meio século, partilhou o atelier e também o ensino da pintura e gravura com Gil Teixeira Lopes, recentemente falecido, com quem expôs regularmente. A exposição conta com trabalhos da última fase de vida do Mestre Gil Teixeira Lopes, “aquela que ainda não foi mostrada extensivamente ao público”, refere o curador, citado em nota de imprensa do município de Abrantes, acrescentando que além das obras de pintura de grande formato, podem também ser apreciadas esculturas.
Esta é a primeira exposição da obra de Gil Teixeira Lopes após o seu falecimento, em finais de 2022, aos 86 anos. Foi professor catedrático de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e afirmou-se como artista na década de 1960, tendo-lhe sido atribuídos, desde então, vários prémios e distinções nacionais e internacionais.
As exposições de Matilde Marçal e Gil Teixeira Lopes no Museu do Ano 2023, em Abrantes, foram inauguradas a 28 de Outubro e podem ser visitadas no MIAA até 30 de Março de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Aos domingos as entradas são gratuitas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1640
    29-11-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1640
    29-11-2023
    Capa Médio Tejo