Cultura | 18-12-2023 21:00

Em Abrantes há um mercadinho com artesãos que faz a diferença na região

Em Abrantes há um mercadinho com artesãos que faz a diferença na região
Sandra Silva dedica-se à doçaria artesanal há quase uma década

Mais de uma dezena de artesãos participam na edição deste ano do Mercadinho de Natal de Abrantes, dinamizando o espaço e fazendo as delícias dos visitantes com a venda de gastronomia, artesanato, entre outros produtos. Época natalícia dura até Janeiro de 2024.

O Jardim da República em Abrantes é o ponto central de uma iniciativa natalícia que faz a diferença na região ribatejana. São mais de uma dezena os artesãos e comerciantes que participam na edição deste ano do Mercadinho de Natal e que animam o espaço, convivendo com os milhares de visitantes que no próximo mês por lá vão passar.
Célia Bispo, Catarina Santos e Fernando Bourgard são funcionários do município e explicaram a O MIRANTE, no dia da inauguração da iniciativa, que começaram a fazer artesanato por acaso, para ocupar o tempo, sendo que a curiosidade passou a algo mais sério em poucas semanas. Aprenderam o ofício através da visualização de vídeos na Internet e começaram por fazer pequenas peças. Actualmente o manancial de produtos é muito mais extenso e de muito maior dimensão. Os quatro artesãos são presença regular na mostra de Artes e Ofícios, que decorre em Abrantes, e em várias feiras e mercados de artesanato da região ribatejana.
Fernando Bourgard e Catarina Santos vendem artigos de madeira personalizados. Começaram juntos há cerca de dois anos por gostarem de trabalhar a madeira e, no caso de Fernando Bourgard, pela experiência que já tinha em ajudar o avô no mesmo tipo de trabalhos. Os produtos estão à venda nas várias feiras em que participam, nas redes sociais, com o nome Tábula Rasa, e no atelier do casal. Célia Bispo faz croché há vários anos, mas no ano passado desafiou-se a criar bonecos para os sobrinhos, tendo acabado por produzir outros artigos, nomeadamente objectos de decoração. Para Célia Bispo o artesanato começou por funcionar como uma terapia e diz que depressa percebeu que a capacidade de concentração e atenção melhoraram. Com o tempo acabou por se entusiasmar mais e a ter necessidade de estimular a sua criatividade, refere. Acredita que as mostras de artesanato na região têm tido um impacto positivo e que iniciativas como o Mercadinho de Natal levam a população a conhecer mais a cidade e a zona histórica. Os seus artigos podem ser adquiridos através da página “O meu amigo croché”.

Mudar de vida por paixão
Sandra Silva dedica-se à doçaria artesanal há quase uma década. Tudo aconteceu quando participou num workshop, em conjunto com a filha, e nunca mais deixou a confecção de doces. Começou por fazer bolachas, passando depois para os bolos de aniversário. Há três anos deixou o seu emprego como secretária para se dedicar a tempo inteiro à actividade, tendo aberto uma loja em Tramagal, onde vende os seus produtos. Sandra Silva conta que foi um processo de aprendizagem longo, onde frequentou vários cursos e formações. Segundo explica, quando abriu a sua loja percebeu que não seria possível apenas fazer doces para festas de fins-de-semana e alargou a oferta, fazendo agora um pouco de tudo, desde bolos de aniversário, pasta de açúcar, doces conventuais e bolos tradicionais. Participa nas feiras de artesanato em Abrantes e em Tramagal, e afirma que tem havido um interesse cada vez maior da população.

Célia Bispo começou a fazer artesanato como terapia e há um ano criou "O meu amigo croché" onde vende bonecos feitos por si
Fernando Bourgard e Catarina Santos vendem artigos de madeira personalizados há dois anos

Pista de gelo e mercadinho são as novidades

Uma pista de gelo e o mercadinho de Natal vão animar a quadra natalícia em Abrantes. Ao longo do mês haverá várias actividades, nomeadamente uma oficina de decorações sustentáveis, exposição de presépios, workshops e iniciativas pensadas para bebés e crianças, um musical e uma festa no Parque de Ciência e Tecnologia e a passagem de duendes pelas ruas do centro histórico.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo