Cultura | 19-12-2023 10:00

Já há datas para a Bienal de Fotografia de VFX de 2024

Já há datas para a Bienal de Fotografia de VFX de 2024
Stefano Martini, Sebastiano Raimondo e Rafael Antunes: três dos fotógrafos premiados na última Bienal de fotografia de VFX

Italiano Sebastiano Raimondo venceu a última edição

No próximo ano a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, um dos principais eventos de fotografia do país, está de volta à cidade, de 23 de Novembro a 12 de Janeiro de 2025. A proposta com as datas para a próxima edição do certame foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara. O período de candidaturas aos prémios Bienal, Concelho e Tauromaquia decorrerá de 18 de Março a 5 de Abril de 2024. A entrega dos trabalhos selecionados para expor acontece 4 a 7 de Novembro e a devolução dos trabalhos acontecerá de 20 a 25 de Janeiro de 2025. Na última edição, como O MIRANTE noticiou, a fotografia a preto e branco conquistou o mundo da imagem.

Rafael Antunes, fotógrafo de Mafra, venceu o prémio Tauromaquia com um conjunto de fotos tiradas a forcados cinco a dez minutos depois de uma pega. O Prémio Concelho foi ganho por Stefano Martini, que apresentou um estudo fotográfico sobre a Linha do Norte.

Já o prémio principal, Prémio Bienal, foi ganho pelo italiano Sebastiano Raimondo, com um conjunto de imagens que retratam a forma como se construiu a paisagem no interior da Sicília através do cultivo do trigo. A peça chamou-se “Reduce-re”, que em italiano significa regresso a casa.

A câmara deu um prémio de cinco mil euros ao vencedor do prémio Bienal e mil euros a cada um dos vencedores dos prémios Tauromaquia e Concelho. O júri atribuiu uma menção honrosa ao trabalho de Bruno Silva e além dos vencedores estiveram patentes no Celeiro da Patriarcal trabalhos de outros oito fotógrafos: Miguel Marquês, Rafael Raposo Pires, Maria Peixoto Martins, Joana Duarte, Bruno Silva, João Salgueiro Baptista, Rodolfo Gil e Rodrigo Vargas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo