Cultura | 06-01-2024 21:00

Filipe Gravito entrega fato de bandarilheiro para futuro museu de Salvaterra de Magos

Filipe Gravito entrega fato de bandarilheiro para futuro museu de Salvaterra de Magos
Filipe Gravito entregou um dos seus fatos de bandarilheiro ao município de Salvaterra de Magos para integrar o novo museu do concelho

Bandarilheiro de Salvaterra de Magos doou fato ao município para integrar o espólio da secção de toureio do futuro Museu do Edifício do Cais da Vala.

O bandarilheiro natural de Salvaterra de Magos, Filipe Gravito, entregou ao presidente do município, Hélder Esménio, um dos seus fatos de profissão com o qual já triunfou em Portugal e em Espanha. As vestes doadas irão, de futuro, integrar a secção de toureio do museu que vai nascer no Edifício do Cais da Vala. “Este é um fato muito importante na minha carreira, com o qual tive muitos triunfos em Portugal e além-fronteiras”, afirmou Filipe Gravito no acto da entrega, na companhia do seu avô Luís Pombo.
Para Hélder Esménio “esta doação vai contribuir para o enriquecimento do espólio museológico e da secção dedicada à festa brava”. O autarca de Salvaterra de Magos agradeceu ainda o gesto de Filipe Gravito, que actualmente vive em Sevilha, sendo bandarilheiro do cavaleiro Diego Ventura.
Filipe Gravito nasceu a 1 de Fevereiro de 1995 e desde muito novo mostrou a paixão pela festa brava, tendo iniciado a sua carreira com a cavaleira, também natural de Salvaterra de Magos, Ana Batista. Em 2011 prestou provas a bandarilheiro praticante e três anos depois, a 6 de Julho de 2014, passou a bandarilheiro profissional. A alternativa foi tirada na Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, apadrinhada por Manuel dos Santos Becas. Aos 28 anos já toureou com diversas figuras do toureio a pé e a cavalo em praças de todo o mundo, desde Portugal, a Espanha, França, México, entre outras.

Museu junto ao Tejo reune espólio do concelho
O município de Salvaterra de Magos pretende construir o Museu do Concelho no edifício do Cais da Vala, um dos locais mais emblemáticos da vila, junto ao rio Tejo, com o objectivo de reunir o espólio e a história de todo o concelho. O desenvolvimento do projecto do espaço museológico no Cais da Vala foi adjudicado no início do ano passado por 6.400 euros (mais IVA). Actualmente o Edifício do Cais da Vala alberga o Posto de Turismo de Salvaterra de Magos, o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, um auditório e um átrio de exposições.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo