Cultura | 24-02-2024 07:00

Prémios do corso de Carnaval em Santarém deram polémica

Prémios do corso de Carnaval em Santarém deram polémica
Corso de Carnaval de Santarém reuniu 13 associações do concelho e cerca de 600 foliões

Os três vencedores do corso de Carnaval de Santarém foram, por esta ordem, a associação de dança Phil’s Place, o Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã e o Rancho Folclórico do Vale de Santarém. Nas redes sociais houve quem contestasse as escolhas do júri.

O corso de Carnaval de carros alegóricos e foliões em Santarém suscitou polémica nas redes sociais, com algumas publicações a questionarem e criticarem as escolhas do júri. A iniciativa envolveu 13 associações culturais e desportivas do concelho e cerca de 600 foliões, na Terça-Feira de Carnaval, 13 de Fevereiro. O município de Santarém atribuiu prémios aos três melhores grupos, de 1.300, 800 e 500 euros. O grupo mais folião recebeu 600 euros.
O presidente do CCRD Moçarriense, Carlos Pereira, publicou mesmo um extenso texto na rede social do clube onde não poupou nas críticas e foi contundente em relação aos membros do júri. Segue-se um dos parágrafos do texto: “Sinceramente, espero que todos os que se juntaram (ainda bem que não sabemos quem é), e se venderam a algo, que tenham muito proveito. Que usufruam da felicidade que tiveram em gozar com o nosso grupo, mas espero do fundo do coração que não tenham mais felicidade na vida! Gozaram com a cara de 60 pessoas presentes no desfile e mais umas quantas que não foram. Mas que a felicidade se vos esgote! Não merecem o chão que pisam!”.
O município quebrou o silêncio nas redes sociais um dia depois do corso dizendo que “todos são vencedores e o importante é o convívio e a alegria partilhada”. A quem se manifesta a autarquia tem respondido que “é o júri que vota e decide” e que “o júri é composto por um representante de cada um dos corsos e que foram as instituições que indicaram o seu representante”. A Câmara de Santarém faz questão de frisar que a metodologia é a mesma há vários anos e que as grelhas de avaliação vão ser enviadas para cada instituição.
Em primeiro lugar no corso ficou a associação de dança Phil’s Place, em segundo o Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã e em terceiro lugar o Rancho Folclórico do Vale de Santarém. O grupo mais folião foi o do Rancho Folclórico do Vale de Santarém. No improvisado sambódromo no bairro de São Bento houve insufláveis, pinturas faciais, animação itinerante, workshops variados e street food. A Câmara de Santarém decidiu prolongar as comemorações do Carnaval até 18 de Fevereiro tendo em conta a grande adesão de público e de foliões na Terça-Feira de Carnaval e a previsão de bom tempo.

Time4Satisfaction criou peças de vestuário com edições antigas de O MIRANTE

Foliões da Time4Satisfaction vestidos com edições de O MIRANTE

“As histórias da nossa vida” foi o tema proposto pela Câmara de Santarém às instituições e colectividades do concelho. A associação de dança Time4Satisfaction criou peças de vestuário, essencialmente vestidos, com centenas de jornais que O MIRANTE disponibilizou. O grupo desfilou acompanhado de um carro alegórico com jornais. “Nada melhor do que um jornal para contar as histórias da nossa vida”, referiu a presidente da associação, Helena Rei, visivelmente entusiasmada.
A Time4Satisfaction está presente no Carnaval de Santarém desde a primeira edição. Gatos, conquistadores e trovões são os fatos de que Helena Rei se lembra. “Além de haver um apoio para as escolas, que é importante para subsistirem, dá vida à cidade que às vezes está um pouco morta”, explica, acrescentando que o Carnaval é uma óptima oportunidade para divulgar a associação. O grupo esteve dois meses a preparar os fatos com a ajuda dos pais e dos próprios alunos. A associação de dança trabalha nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Santarém há uma década e tem várias modalidades: dança de salão, hip-hop, zumba e dança social. No Carnaval deste ano a Time4Satisfaction participou com meia centena de pessoas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo