Cultura | 06-03-2024 13:52

Realizador António-Pedro Vasconcelos morre aos 84 anos

Realizador António-Pedro Vasconcelos morre aos 84 anos

A-PV, como é referido no comunicado do seu falecimento emitido pela família, esteve em Vila Franca de Xira, em Setembro do ano passado, na abertura de uma exposição promovida pelo seu filho, Pedro Jaime Vasconcelos, onde O MIRANTE fez a fotografia que acompanha esta notícia.

O realizador português António-Pedro Vasconcelos, autor de filmes como “O Lugar do Morto” e “Os Imortais”, morreu em Lisboa, os 84 anos, revelou a família em comunicado.

“(...) o nosso A-PV partiu esta noite, a poucos dias de completar 85 anos de uma vida maravilhosa”, pode ler-se no comunicado divulgado hoje.

Nascido em Leiria em 10 de Março de 1939, António-Pedro Vasconcelos foi realizador, produtor, crítico e professor, tendo fundado o Centro Português de Cinema, como indica a biografia patente na Academia Portuguesa de Cinema.

A par do cinema, tendo assinado vários êxitos de bilheteira, como “A Bela e o Paparazzo” (2010), António-Pedro Vasconcelos também foi crítico de literatura e cinema, cronista e comentador televisivo, “com forte intervenção cívica”, como escreveu José Jorge Letria no livro de entrevista com o realizador, “Um cineasta condenado a ser livre” (2016).

Um dos campos de intervenção foi a Associação Peço a Palavra, que se bateu publicamente contra a privatização da TAP.

"Hoje, mais do que nunca, temos a certeza que o nosso A-PV, que tanto lutou para que todos fôssemos mais justos, mais correctos, mais conscientes, sempre tão sérios e dignos como ele, será sempre um Imortal", escreveu a família em comunicado.

António-Pedro Vasconcelos esteve em Vila Franca de Xira, a 20 de Setembro do ano passado na inauguração da exposição de artes plásticas promovida pelo seu filho, Pedro Jaime Vasconcelos, coleccionador de arte e galerista, onde O MIRANTE registou a fotografia que acompanha esta notícia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo