Cultura | 26-03-2024 15:00

Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões foi um sucesso

Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões foi um sucesso
FOTO – CM Santarém

A Rota das Adegas de Alcanhões juntou 1500 participantes e júri premiou os melhores néctares das adegas locais.

A Rota das Adegas, integrada na Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões, que decorreu no dia 23 de Março, contou com a participação de 1.500 participantes que percorreram as oito adegas dos produtores aderentes. Acompanhados por um kit que incluía uma bolsa, um copo para a prova dos vinhos e uma pulseira que permitia o acesso às adegas, os participantes saíram do Largo do Arneiro, junto à Sede da Junta de Freguesia de Alcanhões, com os grupos de tocadores e dos ranchos folclóricos de Alcanhões e do Alto Minho, para efectuaram as provas dos vinhos brancos e tintos. Entre os participantes estavam diversos autarcas do município e da Junta de Freguesia de Alcanhões, liderada por Pedro Mena Esteves.

Os vinhos foram analisados por um júri constituído por enólogos que provaram e avaliaram os vinhos dos oito produtores a concurso. Na categoria de vinhos brancos, o primeiro prémio foi entregue a Pedro Rocha, o segundo prémio coube a Marco António C. Lopes Durão (Terra da Pressa) e o terceiro prémio, a José António Correia. Nos vinhos tintos, o primeiro prémio também foi atribuído a Pedro Rocha, o segundo prémio, a António Caetano da Graça (Chambeta) e o terceiro prémio, a António Alberto Machado Luís (Escravaninha). A Quinta da Ronca, Manuel António Vila Boim Duarte e Paulo Frias Fino (Rossana), receberam o quarto prémio, ex-aequo.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, felicitou a organização da iniciativa “que ano após ano, demonstra mais qualidade, nesta vila vinhateira do Ribatejo e em que este ano, esta iniciativa integra o programa da Cidade do Vinho, em que Santarém partilha desta distinção com os três concelhos de Alpiarça, Almeirim e Cartaxo.”.

Pedro Mena Esteves agradeceu “a presença e participação a todos os participantes, convidados, grupos de tocadores e ranchos folclóricos, bem como o apoio da Câmara de Santarém”. A festa continuou com serviço a jantares, um encontro de tocadores com música à desgarrada, na Casa das Coletividades, música com Todor e Rafael, com Augusto Canário e amigos com a sua banda e DJ Ti Manel e Tiago Leiria.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo