Alcanena assinala 50 anos da democracia com actividades até Outubro
Até Outubro de 2024 Alcanena vai ter várias iniciativas que assinal os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Teatro, música, literatura, exposições e mostras documentais temáticas integram o programa das comemorações em Alcanena dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, com actividades que se estendem até Outubro, anunciou o município. As comemorações arrancaram no dia 6 de Abril, com a exposição "Memórias da Terra Vermelha", na Galeria Municipal, integrando registos de ex-combatentes do concelho na Guerra Colonial. A biblioteca municipal vai acolher duas sessões do “Projecto Aurora”, pelo Raiar - Laboratório Criativo, peça que relata a história de uma estudante universitária presa e torturada pela PIDE-DGS em Maio de 1973, por lutar contra a ditadura e defender o fim da Guerra Colonial, um trabalho com investigação, texto, criação e interpretação de Inês Melo.
O feriado de 25 de Abril, que assinala os 50 anos da Revolução dos Cravos, será dedicado às comemorações oficiais, no edifício dos Paços do Concelho de Alcanena. O programa de celebrações dos 50 anos do 25 de Abril fechará o mês no dia 27, com um “Encontro de Poesia” sobre Zeca Afonso, na biblioteca municipal.
Em Maio, Junho, Setembro e Outubro também há iniciativas, como por exemplo um “Encontro de Migrantes” residentes no concelho de Alcanena, o espectáculo de teatro "Antiprincesas: Catarina Eufémia", entre outros.