Primeira edição do Festival do Campino na Azinhaga foi um sucesso
Primeira edição do Festival do Campino contou com a presença de várias centenas de visitantes ao longo de três dias de festa na Azinhaga.
A Câmara Municipal da Golegã, que organizou o primeiro Festival do Campino, na Azinhaga, considera que todos os objectivos foram cumpridos, nomeadamente a dignificação e exaltação do campino, símbolo máximo do Ribatejo. O evento, que decorreu entre os dias 26 e 28 de Abril, contou com o apoio logístico e operacional da Associação Toiro à Corda, e com a contribuição da Junta de Freguesia da Azinhaga.
O Festival do Campino contou com uma agenda recheada de actividades, onde o campino foi o centro das atenções, “demonstrando toda a bravura e raça ribatejana nas diversas entradas de touros, nas provas de condução de jogos de cabrestos e do boi da guia, na picaria à vara larga e nas provas de perícia”, refere a autarquia em comunicado. As actividades taurinas estiveram também em destaque, com as largadas de touros e com o touro à corda. A cerimónia religiosa da “Bênção de Campinos e Animais” também foi um dos momentos altos da iniciativa, assim como a homenagem a todos os campinos que desempenharam e ainda desempenham um ofício secular. Também o grande Desfile Etnográfico, que contou com a participação de cinco ranchos folclóricos, marcou a diferença no certame.
A exposição de fotografia “Mundo Rural”, com fotografias de Joaquim Eduardo Madeira e a Exposição de Rua “O Berço do Campino” com fotografias inéditas de Carlos Relvas retratando a vida dos campinos em 1880, fizeram as delícias dos visitantes, tal como as actuações musicais durante a iniciativa. “É também importante realçar o desafio efectuado aos comerciantes locais para exporem e venderem os seus produtos e a todos os espaços de comércio de comidas e bebidas, que contribuíram para melhorar a atividade e dinâmica do recinto do evento”, lê-se na nota de imprensa.