Cultura | 30-05-2024 18:00

Artesãos do Ribatejo interior vão trocar experiências e saberes com os da Estónia

Artesãos do Ribatejo interior vão trocar experiências e saberes com os da Estónia

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior viu aprovada a sua candidatura ao programa Erasmus+ que vai possibilitar aos artesãos a troca de saberes com os seus colegas de profissão da Estónia.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior viu aprovada a sua candidatura ao Erasmus+, programa da Comissão Europeia que vai dar oportunidade aos artesãos de Abrantes, Constância e Sardoal de melhorar as suas competências, através do contacto com a realidade da Estónia, nas áreas de inovação, digitalização, literacia tecnológica e design.

Um dos objectivos, refere a TAGUS em comunicado é promover o intercâmbio de conhecimento entre artesãos portugueses e estónios, garantindo que o colocam em prática na sua actividade, após a participação na Feira de São Martinho, em Talin (Estónia), entre 7 e 9 de Novembro e depois de ser estabelecido um meio de comunicação à distância entre os participantes do território e os da FolkArt - União de Arte Popular e Artesanato da Estónia.

Com este projecto, a TAGUS acredita que vai permitir “a capacitação destes agentes do seu território, de forma equitativa e inclusiva, percepcionando de melhor forma o mercado e os hábitos de consumo, de modo a criar novas estratégias de promoção, valorização e comercialização”. Além disso, sublinha a associação, os artesãos terão contacto com outras realidades e técnicas que potenciam a criação de novos produtos e formas de expressão artísticas com interligação de artes, novos processos de produção e de comercialização, focados na sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Este projecto está inserido na estratégia dinamizada pela TAGUS para a promoção e valorização das Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, que iniciou com a dinamização do AO.RI, apoiado pelo Programa Operacional do Centro (Centro 2020), do Portugal 2020, e cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo