Cultura | 01-06-2024 13:09

Museu Sebastião Mateus Arenque distinguido com menção honrosa no Prémio Museu do Ano

Museu Sebastião Mateus Arenque distinguido com menção honrosa no Prémio Museu do Ano
foto dr

Museu municipal de Azambuja disputou a final do grande Prémio Museu do Ano 2024 da Associação Portuguesa de Museologia. Presidente da APOM destacou que neste espaço de cultura está patente a alma e identidade ribatejana.

O Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, em Azambuja, foi distinguido na sexta-feira, 31 de Maio, com uma menção honrosa no Prémio Museu do Ano 2024, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). A distinção foi anunciada numa cerimónia realizada na Alfândega do Porto, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O principal prémio foi entregue ao Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, que disputou a final com o museu de Azambuja, inaugurado em 2022 após profundas obras de remodelação e que tem como patrono o etnógrafo autodidata Sebastião Mateus Arenque.

O presidente da APOM, o ribatejano João Neto, referiu na entrega da menção honrosa que este é “um museu que transmite a identidade de uma região”, um museu onde alma e o património do Ribatejo estão bem representados” sem que nenhuma área, cultural ou económica, tenha sido esquecida”.

Em representação do município de Azambuja, o vice-presidente e vereador com o pelouro da Cultura, António José Matos, agradeceu a distinção e elogiou o trabalho feito por Sebastião Mateus Arenque, “um autodidata, pessoa com sensibilidade extraordinária que percebeu que a memória tinha de ser preservada”.

O Prémio Museu do Ano, que este ano recebeu 170 projectos candidatos, é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, que distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, melhor exposição, parceria, projecto internacional, colecção visitável, coleccionador e investigação. No ano passado o Prémio Museu do Ano foi entregue ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes.

Museu reabriu após obras de remodelação e modernização

O Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, situado no Páteo do Valverde, em Azambuja, reabriu ao público, em Setembro de 2022, após um investimento de 200 mil euros em obras de requalificação e modernização. O espaço configura uma ideia de museu que interliga o passado das gentes de Azambuja, constituído por vários espaços de tradições culturais, da agricultura, tauromaquia, arqueologia, entre outros, que surgem renovados e dotados de tecnologia audiovisual.

O museu é fruto de um trabalho de recolha de uma comissão, reconhecida em 1980 pela Câmara de Azambuja, da qual fazia parte Sebastião Mateus Arenque, que muito contribuiu para a recolha de grande parte do acervo. Inaugurado em 2004 encerrou para obras de remodelação em 2019, reabrindo em 2022.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo