Cultura | 02-06-2024 18:00

Novo single de José Cid tem como pano de fundo a Ermida de Nossa Senhora do Pranto na Chamusca

Novo single de José Cid tem como pano de fundo a Ermida de Nossa Senhora do Pranto na Chamusca
José Cid durante as gravações na Ermida de Nossa Senhora do Pranto na Chamusca. fotoDR

Gota de Água é o novo single de José Cid cujo videoclip foi gravado junto à Ermida de Nossa Senhora do Pranto e ao miradouro mais elevado da vila, conhecido como Mirante. O próximo álbum de José Cid vai intitular-se Depois Logo Se Vê.

Já chegou às plataformas digitais o novo single de José Cid, Gota de Água, o primeiro avanço do próximo álbum do artista que tem na Chamusca as suas raízes mais profundas. Depois Logo Se Vê é o nome do próximo álbum com edição em Setembro deste ano. Gota de Água é uma adaptação pop-rock da conhecida canção da música popular alentejana, reinventada por José Cid, com uma produção musical ousada e bastante actual, respeitando a original.
A canção, produzida pelo próprio, vem acompanhada de um videoclip gravado na Chamusca, num local onde se encontra a capela seiscentista da Ermida da Nossa Senhora do Pranto e um reservatório de água com uma fonte para o local mais elevado da vila, um miradouro conhecido como o Mirante que tem uma vista única para a Lezíria ribatejana.
A canção está incluída no alinhamento dos concertos de José Cid, que continua a percorrer o país de Norte a Sul, em concertos dinâmicos e alegres, que fazem as delícias do público sempre transversal. “Vou aproveitar para lançar o meu novo single incluído num álbum que sai em Setembro/Outubro, que se chama Gota de Água. É um rock retirado da música popular alentejana. O videoclip é feito na minha terra natal, na Chamusca, um local histórico que tem uma capela seiscentista e uma vista esplendorosa sobre a Lezíria ribatejana. É um videoclip muito simples, mas muito directo”, refere José Cid.
José Cid nasceu em 4 de Fevereiro de 1942 na Chamusca. Em 2019, recebeu o Grammy de Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação, por “contribuições de significado artístico excepcional para a música latina”. Ganhou diversos prémios ao longo da sua carreira, tendo sido distinguido em 2007 como Personalidade do Ano por O MIRANTE. Em 2022, o Presidente da República agraciou o músico e compositor com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Igreja com azulejos do séc. XVII

O novo videoclip de José Cid foi gravado junto a uma ermida edificada nos finais do século XVII, um dos ex-líbris da Chamusca. É composta pela nave central, onde se encontra a capela-mor, e lateralmente pela capela de S. José e pela Capela de S. Joaquim ou Capela do Senhor dos Aflitos. Na nave central encontram-se azulejos do início do século XVIII. A capela-mor está revestida por dois grandes painéis de azulejo do século XVIII, representando, a “Circuncisão do Menino Jesus” e “O Menino Jesus entre os Doutores do Templo”, segundo o site da câmara municipal. Na capela de S. José as paredes encontram-se totalmente revestidas por seis painéis de azulejo, que representam passagens da vida de S. José. Na Capela de S. Joaquim existe em determinadas zonas das paredes, um silhar de azulejos policromados de motivos em cruz. O altar-mor é revestido a talha dourada e arrecada a imagem de Nossa Senhora do Pranto.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo