Exposição “As Marias da Maria Lamas” na Golegã
Exposição “As Marias da Maria Lamas” é inaugurada esta quarta-feira, 5 de Junho, na Golegã. Os trabalhos em exibição são de alunos do 11º e 12º anos de Artes do Agrupamento de Escolas Gil Paes, de Torres Novas.
Os alunos do 11º e 12º anos de Artes do Agrupamento de Escolas Gil Paes, de Torres Novas, vão mostrar os seus trabalhos de pintura alusivos ao Dia Internacional da Mulher na exposição “As Marias da Maria Lamas”. A mostra decorre na Biblioteca Municipal José
Saramago, na Golegã, a pedido de dois alunos residentes nesse concelho. É inaugurada esta quarta-feira, 5 de Junho, às 17h30, e está em exibição até dia 5 de Julho.
Maria Lamas, nascida em Torres Novas a 6 de Outubro de 1893, destacou-se na luta pelos direitos das mulheres e é considerada uma das mulheres mais influentes do século XX. Foi jornalista, escritora, tradutora, editora, organizou exposições e participou em várias
organizações e movimentos políticos e associativos. Foi presa três vezes pela PIDE, esteve exilada no Funchal e em Paris, onde assistiu às manifestações de Maio de 1968.