Cultura | 05-06-2024 07:00

Materiais Diversos e Câmara do Cartaxo suspendem parceria

Materiais Diversos e Câmara do Cartaxo suspendem parceria
Materiais Diversos queixa-se de falta de resposta do município do Cartaxo

Associação cultural diz que vai deixar de desenvolver actividades no Cartaxo por falta de resposta da câmara municipal. Presidente do município afirma que não há ruptura e que se trata apenas de uma “pausa”.

A associação cultural Materiais Diversos anunciou que vai deixar de operar no Cartaxo após 11 anos de actividade “por falta de resposta” da câmara municipal sobre a continuidade da parceria entre ambas. Num comunicado, a associação refere que vai deixar de programar e desenvolver actividades junto da comunidade do Cartaxo “por falta de resposta da câmara municipal sobre a continuidade da parceria”. “Na expectativa de dar continuidade a uma colaboração com 11 anos, a Materiais Diversos contactou sucessivamente o executivo do Cartaxo (…) sem ter obtido resposta”, indicou a associação. A Materiais Diversos disse ainda que “nas várias tentativas” de contacto que fez com a câmara disponibilizou, “como habitualmente, toda a documentação de suporte (…) bem como uma visão estratégica para o biénio 2024/25”.
Entre 2013 e 2023, a Materiais Diversos e o município do Cartaxo desenvolveram uma série de actividades culturais, que culminaram na apresentação de mais de uma centena de espectáculos e um investimento de mais de 187 mil euros na região. Segundo o mesmo comunicado, o programa da Materiais Diversos no Cartaxo “privilegiou o desenvolvimento de públicos, investindo-se, sobretudo, em actividades para crianças e jovens, nomeadamente em escolas” e “contribuiu para a “activação de espaços convencionais e não convencionais, como o Centro Cultural e a Biblioteca Municipal do Cartaxo, a Galeria José Tagarro, o mercado municipal, edifícios abandonados, escolas, entre outros”.
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara do Cartaxo, João Heitor, disse que se trata “apenas de uma pausa”. “Nós agradecemos muito à Materiais Diversos o seu contributo, mas nesta altura é tempo de repensar, não invalidando futuras parcerias. Trata-se de uma pausa, não temos nenhuma ruptura com a associação”, disse o autarca. João Heitor garantiu que tem havido diálogo entre o município e a organização, “provavelmente não ao nível que a Materiais Diversos gostaria”, disse o autarca. Para o presidente da autarquia a descontinuidade desta associação não “vai colocar em causa as actividades culturais no Cartaxo”, referindo que o município quer “direccionar as suas energias para outro tipo de acções culturais”.
A Materiais Diversos é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 2003, com a missão de “promover a investigação e a criação artísticas, assim como sensibilizar diferentes públicos para as artes performativas, em especial a dança”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo