Cultura | 06-06-2024 15:00

Museu Sebastião Mateus Arenque recebe menção honrosa no Prémio Museu do Ano

Museu Sebastião Mateus Arenque recebe menção honrosa no Prémio Museu do Ano
O Presidente da República com o vereador da Cultura na Câmara de Azambuja, António José Matos, e outros representantes do município na cerimónia de entrega de prémios. fotoDR

O Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, em Azambuja, disputou a final do Prémio Museu do Ano 2024 da Associação Portuguesa de Museologia. Nesse espaço de cultura está patente a alma e identidade ribatejana.

O Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, em Azambuja, foi distinguido na sexta-feira, 31 de Maio, com uma menção honrosa no Prémio Museu do Ano 2024, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). A distinção foi anunciada numa cerimónia realizada na Alfândega do Porto, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O principal prémio foi entregue ao Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, que disputou a final com o museu de Azambuja, inaugurado em 2022 após profundas obras de remodelação e que tem como patrono o etnógrafo autodidacta Sebastião Mateus Arenque, já falecido. O presidente da APOM, o ribatejano João Neto, referiu na entrega da menção honrosa que este é “um museu que transmite a identidade de uma região”, um museu onde a alma e o património do Ribatejo estão bem representados sem que nenhuma área, cultural ou económica, tenha sido esquecida.
Em representação do município de Azambuja, o vice-presidente e vereador com o pelouro da Cultura, António José Matos, agradeceu a distinção e elogiou o trabalho feito por Sebastião Mateus Arenque, “um autodidacta, pessoa com sensibilidade extraordinária que percebeu que a memória tinha de ser preservada”. O Prémio Museu do Ano, que este ano recebeu 170 projectos candidatos, é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, que distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, melhor exposição, parceria, projecto internacional, colecção visitável, coleccionador e investigação. No ano passado o Prémio Museu do Ano foi entregue ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes.

Museu reabriu após obras de remodelação e modernização

O Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, situado no Páteo do Valverde, em Azambuja, reabriu ao público, em Setembro de 2022, após um investimento de 200 mil euros em obras de requalificação e modernização. O espaço configura uma ideia de museu que interliga o passado das gentes de Azambuja, constituído por vários espaços de tradições culturais, da agricultura, tauromaquia, arqueologia, entre outros, que surgem renovados e dotados de tecnologia audiovisual.
O museu é fruto de um trabalho de recolha de uma comissão, reconhecida em 1980 pela Câmara de Azambuja, da qual fazia parte Sebastião Mateus Arenque, que muito contribuiu para a recolha de grande parte do acervo. Inaugurado em 2004, encerrou para obras de remodelação em 2019, reabrindo em 2022.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo