Cultura | 16-06-2024 18:00

Festival do Caracol em Alcanena com adesão acima das expectativas

Festival do Caracol em Alcanena com adesão acima das expectativas
Voluntários da JAC dinamizaram Festival do Caracol

A Juventude Amizade Convívio é uma colectividade que junta várias modalidades desportivas na vila de Alcanena, aliando o desporto ao convívio. Com mais de uma década na organização do Festival do Caracol, a associação reuniu centenas de pessoas, artesanato, música e animação numa iniciativa em que o caracol é o rei da festa.

O 14º Festival Gastronómico do Caracol de Alcanena, que decorreu entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho, no Pavilhão Multiusos de Alcanena, contou com a organização da associação Juventude Amizade Convívio (JAC), numa edição que ficou marcada pela inovação e pela forte adesão, muito acima das expectativas. João Inácio, vice-presidente da colectividade, diz que o sucesso do festival depende sempre da “qualidade cada vez mais elevada na confecção da ementa e da simpatia e convivência dos envolvidos”.
A Juventude Amizade Convívio, que tem mais de meio século de existência, promoveu este ano um certame com artesanato local, demonstração de vidro, insufláveis para os mais pequenos e animação musical. Com o objectivo de retornar aos tempos antigos de colectividade, e mantê-la bem representada no concelho, a Juventude Amizade Convívio tem conseguido dinamizar várias iniciativas onde promovem o contacto entre atletas, sócios e população em geral. O Festival do Caracol é um bom exemplo de como o trabalho em equipa é importante para o futuro da colectividade; os fornecedores são quase todos escolhidos a dedo e vêm de localidades próximas, como é o caso de Casével, onde o caracol é ainda apanhado como antigamente.
Embora nenhum dos elementos da organização faça da cozinha a sua profissão, António Machado e Rui Fatério têm as competências suficientes para confeccionar a iguaria de uma forma a que ninguém fica indiferente. Com a ajuda de voluntários, conseguiram vender mais de 150 quilos de caracóis no primeiro dia do festival, dia em que O MIRANTE marcou presença na iniciativa. No menu estava a nova Pizza de Caracol, a Paella de Caracol, Patanisca de Caracol, Feijoada de Caracol, entre muitos outros pratos que fizeram as delícias de centenas de pessoas ao longo de quatro dias.

No primeiro dia do festival foram vendidos 150 quilos de caracol e confeccionados pratos em torno daquela iguaria

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo