Alpiarça promove primeiro festival "Sabores do Campo e da Charneca Ribatejana"
A presidente da Câmara de Alpiarça sublinha que este será um festival que apela às raízes e memórias, trazendo à mesa os pratos que os antepassados confeccionavam.
O município de Alpiarça vai lançar o festival gastronómico "Sabores do Campo e da Charneca Ribatejana" no fim-de-semana de 22 e 23 de Junho no Parque do Carril, junto à Vala Real de Alpiarça. Além da gastronomia, o festival inclui espectáculos musicais, animação de rua e DJ. No domingo, 23 de Junho, realiza-se a primeira mini e meia-maratona "Alpiarça Terra de Melão", com início às 09h00 no Parque do Carril.
Os destaques do festival vão para os cozinheiros locais que apresentam pratos como o carneiro à moda de Alpiarça, bacalhau assado com miga fervida, molhinhos com feijão branco e sopas do campo. Na doçaria tradicional não vão faltar os patudos, quadradinhos de Alpiarça e ferraduras. O evento pretende dar a conhecer o melhor da gastronomia do concelho e homenagear a tradição e os produtos da região. Com um foco especial na sustentabilidade, o festival opta por um kit de barro em vez de louça plástica para preservar as raízes de sabor e promover uma experiência única, ecológica e sustentável.
O festival pretende também evidenciar a variedade única de melão Manuel António, cuja produção é exclusiva de Alpiarça e tem grande importância para a economia local. Os visitantes terão a oportunidade de provar este melão no mercado de frutas adjacente ao parque. O evento terá um espaço dedicado às crianças, garantindo diversão para toda a família. A presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, sublinha que será um festival que apela às raízes e memórias, trazendo à mesa os pratos que os antepassados confeccionavam, promovendo uma dieta saudável e mediterrânea com produtos locais. “É uma oportunidade única para quem nos visita pela primeira vez e para quem cresceu com os sabores de Alpiarça”, conclui.