Cultura | 18-06-2024 18:00

Feira do Livro de Tomar teve gestos solidários e apresentações de escritores da terra

Feira do Livro de Tomar teve gestos solidários e apresentações de escritores da terra
A vereadora Rita Freitas, Valter Hugo Mãe e Nuno Garcia Lopes, que também apresentou o seu novo livro

O novo livro de Nuno Garcia Lopes, “Corações de musgo”, foi apresentado pela primeira vez na Feira do Livro de Tomar, a sua terra natal. Gesto solidário de Valter Hugo Mãe foi um dos momentos mais altos da edição deste ano.

Um dos momentos mais marcantes da edição deste ano da Feira do Livro de Tomar aconteceu logo na sua abertura, quando o escritor Valter Hugo Mãe doou um exemplar único com desenhos seus para o leilão que a turma do 11ª H da Escola Jácome Ratton está a realizar para apoiar a Associação de Saúde Mental do Médio Tejo. Um gesto que apanhou toda a gente de surpresa e que assinalou da melhor maneira o início da 14ª edição do certame. A associação tem sede em Tomar, mas tem como raio de acção toda a comunidade do Médio Tejo.
Outro dos momentos mais aguardados foi a apresentação do novo livro de Nuno Garcia Lopes, “Corações de musgo”. A obra do escritor natural de Tomar, vencedora do II Prémio de Ecopoesia Ponte do Guadiana, aberto a poetas portugueses e espanhóis, foi publicada em Espanha, em edição bilingue, em Abril, sendo esta a primeira apresentação em Portugal, após a dupla sessão de lançamento nos dois lados da fronteira. Também a capa tem como base uma imagem de um fotógrafo tomarense, José Ribeiro, um dos que por terras nabantinas melhor têm vindo a captar temas da natureza. O livro foi escrito entre os finais de 2018 e princípios de 2019. Alguns dos poemas escolhidos tinham sido escritos precisamente em Espanha, embora o texto, quer como um todo, quer individualmente, nunca se situe em nenhum lugar geograficamente cartografado, mas antes num espaço amplo e natural.

Uma feira do livro diferenciada
Para além do espaço de excelência para a aquisição de livros, o certame permitiu encontros muito intimistas entre os autores e os seus leitores, sempre com a preocupação de que sejam o mais abrangentes possíveis. Recebeu figuras mais conhecidas da televisão, como Fátima Lopes ou Bárbara Guimarães, uma das especialistas nacionais da não ficção narrativa, Susana Moreira Marques, o viajante Vítor Vicente, a arquitecta Paula Margarido, o agricultor Leonel Pereira, entre outros.
A Feira do Livro de Tomar decorreu no Centro Cultural da Levada, com acesso directo pela Central Eléctrica, numa parceria entre o município e a Livraria Nova.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo