Festival do Arrepiado promove a cultura e tradições de Almoster
O Festival do Arrepiado está a decorrer em Almoster, concelho de Santarém, até domingo 14 de Julho, junto ao Convento de Santa Maria de Almoster, monumento nacional.
O Festival do Arrepiado está a decorrer em Almoster, concelho de Santarém, até domingo 14 de Julho, junto ao Convento de Santa Maria de Almoster, monumento nacional. O evento é uma parte importante do calendário festivo local e oferece durante quatro dias uma programação diversificada que inclui música ao vivo, danças tradicionais, teatro, comida típica, artesanato e muito mais.
A inauguração, na quinta-feira, 11 de Julho, contou com a presença do vice-presidente da Cãmara de Santarém, João Teixeira Leite, da vereadora Beatriz Martins e do anfitrião e presidente da Junta de Freguesia de Almoster, Pedro Costa, entre outros autarcas do concelho.
O Festival do Arrepiado em Almoster está na sua segunda edição, depois do sucesso da estreia, no ano passado. Organizado pela Junta de Freguesia de Almoster e pelas associações da freguesia, visa promover o território a nível turístico, gastronómico e cultural, através da valorização e promoção do doce conventual arrepiado, legado do passado monástico da localidade. A Câmara de Santarém decidiu atribuir um apoio à organização no valor de 5 mil euros. O lucro da iniciativa vai ser dividido pelas associações da freguesia.
Na edição deste ano não vai faltar a confecção de arrepiados com produtores locais, degustação dos doces e apresentação da Lenda dos Arrepiados, exposição de artesanato e produtos da freguesia, animação musical e serviços de esplanada e restauração. Do programa de actividades previstas contam-se ainda visitas guiadas ao Convento de Almoster.