Cultura | 01-09-2024 18:00

Celestino Graça dá nome ao maior festival de folclore da região

Celestino Graça dá nome ao maior festival de folclore da região
Cultura de seis países representadas no evento

Grupos de Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Portugal e Roménia pisam o palco da Casa do Campino, em Santarém, para mostrar como se dança o folclore noutras partes do mundo. O 63º Festival Celestino Graça acontece de 3 a 8 de Setembro acompanhado de boa gastronomia.

O Festival Celestino Graça, também conhecido como Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo, regressa à Casa do Campino, em Santarém, para a sua 63ª edição. São esperados grupos de Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Portugal e Roménia, e a programação vai de 4 a 8 de Setembro. No sábado, 7 de Setembro, o Centro Histórico é animado pelos grupos folclóricos estrangeiros e decorre o Fandangando - 5ª Mostra de Fandangos do Ribatejo, no Largo do Seminário.
A Casa do Campino abre com a Gala Solidária “Entre Idades/Abraçar Gerações”, numa parceria com a Fundação INATEL, a 4 de Setembro. Às 16h30 é inaugurado o salão de fotografia “O Ribatejo e as suas gentes”, de Vítor Lopes. A cerimónia de inauguração do Festival Celestino Graça está prevista para as 17h00 junto ao busto de Celestino Graça e à noite, às 21h30, realiza-se a Gala Internacional de Folclore no Cine-Teatro de Almeirim. Na quinta-feira de manhã há animação pelas ruas da cidade de Santarém e W Shopping, que ao meio-dia recebe um colóquio sobre os países presentes no festival (“Descobrir mundos”). A Casa do Campino reabre às 18h00 para degustação da gastronomia ribatejana, que estará presente todos os dias do festival, e o Grupo “Tam-Tam”, de Angola, é o primeiro a actuar. Segue-se a Gala Internacional de Folclore FIA, em Abrantes. Em paralelo, mas na Casa do Campino, decorre a Gala do Fado no Ribatejo.
Sexta-feira destaque na Casa do Campino para a Oficina de Instrumentos Musicais Tradicionais (17h00), o espectáculo de Canto e Dança da APPACDM (21h00) e a inauguração do 63º Festival Internacional de Folclore Celestino Graça a que, aos grupos já mencionados, se juntam os Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas e Rancho Folclórico dos Moleanos, de Alcobaça. Sábado, na Casa do Campino, há jogos tradicionais do Ribatejo e uma exibição de dança desportiva pelas New Star Dance, que antecedem a Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Cantar e a Dançar”, que conta com a participação do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Grupo Folclórico de Coimbra e Grupo Folclórico da Universidade do Minho. “Sons autóctones, sons da memória” é um espectáculo para ver domingo, também na Casa do Campino. Às 17h00 realiza-se a Gala de Encerramento do Festival Celestino Graça com a participação de novos grupos - Grupos Infantil e Académico de Santarém, Rancho Típico de São Mamede de Infesta e Rancho Folclórico de Gouxaria, de Alcanena.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1689
    06-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1689
    06-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo