Cultura | 05-11-2024 15:00

Filarmónica de Santo Estêvão comemora 50 anos com novo CD

Filarmónica de Santo Estêvão comemora 50 anos com novo CD
TEXTO COMPLETO DA EDIÇÃO SEMANAL
Dezenas de músicos da SFSE festejaram 50 anos da colectividade em Santo Estêvão

A Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão celebrou meio século de existência com concerto lotado. Em Dezembro lança o projecto “Parede da Memória”, em homenagem aos músicos que integraram a banda, e, no próximo ano, um livro que resume a história da Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão.

A sede da Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão foi pequena para todos aqueles que quiseram cantar os parabéns à colectividade do concelho de Benavente. Com casa cheia, a filarmónica apresentou-se na noite de 26 de Outubro com dezenas de músicos em palco na gala que celebrou os 50 anos de existência. A iniciativa serviu ainda para apresentar o mais recente trabalho discográfico do colectivo.
O novo álbum da Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão, “Cinquentenário Musical”, tem direcção musical do maestro João Raquel. O trabalho discográfico é composto por nove temas, com destaque para a canção que dá título ao disco e que é uma obra dedicada aos 50 anos da banda. O álbum, gravado em Abril e editado recentemente pela Afinaudio, abre com o tema “Jardim da Graça”, seguindo-se “Momentos da Montanha”, “Cinquentenário Musical” e “Nathan Hale Trilogy”. O CD inclui ainda as faixas “João Raquel, Va Por Usted!”, “Estevense”, “Quando há feira em Benavente”, “Santana a Portrait” e finaliza com o “Hino da SFSE”.
A colectividade manteve a tradição de homenagear os músicos que a compõem quando os elementos completam 5, 15, 25 e 50 anos de actividade. “Este ano convertemos a habitual medalha em pins, um objecto que os músicos se podem orgulhar de ostentar na sua farda”, revelou António Silva, presidente da colectividade em declarações a O MIRANTE. Receberam a peça António Silva e José Duarte, por 50 anos de actividade na filarmónica, além de Jorge Correia (15 anos) e, ainda, com cinco anos de casa os elementos Cristina Domingos, Hermes, João Rafael e Tomás Tavares.
Nos últimos anos, segundo o dirigente associativo, a colectividade tem conseguido “atrair e fixar” jovens muito por culpa do actual maestro que despertou os elementos “para vivências novas”. A sociedade, no âmbito das comemorações dos 50 anos de actividade ininterrupta, vai lançar nos próximos meses dois novos projectos, nomeadamente “Parede da Memória”, que será inaugurado no dia 1 de Dezembro, assim como o lançamento de um livro com a história da colectividade cuja edição se prevê para o início de 2025.
A Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão foi fundada no início do século XIX, esteve inactiva durante algumas décadas e foi reactivada em 1974, tornou-se um pilar cultural na freguesia e no concelho de Benavente, principalmente após a construção da sua sede em 2004. Destaca-se pela Banda Filarmónica e pela Banda Juvenil, ambas com prémios internacionais. A Banda Juvenil venceu o Concurso de Bandas Juvenis “Memorial Francisco Fort” em 2019 e obteve prémios subsequentes em competições europeias, enquanto a Banda Filarmónica conquistou duas medalhas de ouro em 2021, na Dinamarca e em Moscovo.
Actualmente, a colectividade conta com mais de 100 pessoas nas diversas secções e inclui uma Escola de Música com aulas para diversas idades. Reconhecida pelo impacto cultural, a SFSE foi galardoada pelo jornal O MIRANTE como Personalidade do Ano na Cultura em 2020 e é considerada uma entidade de utilidade pública.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1693
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1693
    04-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo