Cultura | 29-11-2024 21:00

Convento de São Francisco em Santarém recebeu gala com os melhores atletas de ginástica do país

Convento de São Francisco em Santarém recebeu gala com os melhores atletas de ginástica do país
Ginastas Francisco José e Inês Correia com o treinador Bruno Nobre, de Santo Estêvão. Ingrid Maior, de Salvaterra de Magos, também esteve na Gala Anual da Federação de Ginástica de Portugal

Num ano histórico para a ginástica portuguesa, a Gala Anual da Federação de Ginástica de Portugal premiou atletas, clubes e personalidades, destacando o impacto do esforço colectivo e o potencial das futuras gerações.

O Convento de São Francisco, em Santarém, foi palco da prestigiada Gala Anual da Federação de Ginástica de Portugal, um evento que reuniu atletas, treinadores, dirigentes e personalidades que têm contribuído para o crescimento da ginástica nacional. O evento decorreu no dia 24 de Novembro e celebrou o esforço e as conquistas da modalidade, que vive um momento histórico em 2024, o ano olímpico que trouxe os melhores resultados de sempre. Para Luís Arriais, presidente da federação, a gala foi um momento especial para conhecer o trabalho, o esforço e a dedicação de todo aqueles que ao longo deste ano contribuíram para fazer a ginástica portuguesa uma referência do desporto nacional e internacional. “Celebramos 2024 como um ano de conquistas. Olhamos para o futuro com esperança, num momento em que o número de filiados cresceu 17%, atingindo os 25.661, o maior número da história da federação”, realçou.

A força da ginástica na região
Com 28 anos, Ingrid Maior, de Salvaterra de Magos, cresceu numa família de atletas. “Comecei desde pequenina porque os meus pais são atletas e é algo que passou de geração em geração”, conta a O MIRANTE a ginasta antes de iniciar a cerimónia. Ingrid Maior treina cinco dias por semana, muitas vezes em sessões duplas, dedicando-se ao máximo para alcançar o seu grande sonho que é representar Portugal nos Jogos Olímpicos. “Luto muito por isso, mas o maior desafio é superar problemas do passado e ser resiliente”, afirma. Com o foco na ginástica como profissão, Ingrid destaca o espaço de treino em Salvaterra de Magos, com excelentes condições, e afirma ser um factor que destaca como essencial para o seu desenvolvimento. Realça também o papel do treinador, apesar “de ele ser muito exigente, mas isso é bom, porque nos empurra a ir mais longe”. A ginasta acredita que o crescimento da ginástica no distrito é positivo, mas sublinha a importância de preparar as futuras gerações. “Nós, atletas que estamos num certo patamar, não vamos ficar cá para sempre. É bom ver a próxima geração a chegar, a gostar da ginástica e a dar continuidade. É gratificante”, vinca.
Inês Correia, de 14 anos, começou a praticar ginástica ainda muito nova, movida pela energia inesgotável que os pais tentaram canalizar. “Eles meteram-me porque eu tinha muita energia, e acabei por gostar e ficar”, explica a O MIRANTE a jovem ginasta de Santo Estêvão. Actualmente, treina duas horas por dia, de segunda a sexta, enquanto concilia os treinos com o 10.º ano de Economia. O seu maior objectivo é subir ao pódio no duplo mini-trampolim no campeonato do mundo e melhorar no trampolim. No entanto, reconhece que alcançar a precisão no trampolim é um dos seus maiores desafios. Inês Correia também elogia as condições do espaço de treino e o apoio que recebe: “o treinador tem muita paciência comigo, e isso faz toda a diferença, não podia estar mais contente”, revela. Para a ginasta, o crescimento da ginástica em Portugal é evidente. “O país tem mostrado que não é pequeno. Temos muitos ginastas de qualidade, e certamente virão muitos mais, e acho que a ginástica na nossa região ainda vai crescer muito”, reflecte, com optimismo. Apesar de estarem em momentos diferentes das suas trajectórias, Ingrid Maior e Inês Correia compartilham a mesma dedicação à ginástica e a visão de que a modalidade em Portugal está em ascensão. Ambas representam não só o presente da ginástica no distrito de Santarém, mas também uma esperança para o futuro, que inspira novas gerações a seguirem os seus passos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1693
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1693
    04-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo