Cultura | 02-12-2024 15:00

Companhia das Artes reentra em cena em Vale da Pedra após seis anos inactiva

Companhia das Artes reentra em cena em Vale da Pedra após seis anos inactiva
Companhia das Artes do CSCR de Vale da Pedra, Cartaxo, está de volta com sangue novo e muita vontade dançar, cantar e representar

Gala do Teatro marcou o início de um novo capítulo para a Companhia das Artes do Centro Social de Vale da Pedra, no concelho do Cartaxo, que retomou a actividade este mês de Novembro, após uma paragem de seis anos.

Passados seis anos, o elenco da Companhia das Artes do Centro Social, Cultural e Recreativo de Vale da Pedra, no concelho do Cartaxo, voltou a subir ao palco e apresentou novos membros. A Gala do Teatro marcou a reactivação da companhia na noite de sábado, 16 de Novembro, com homenagens ao rancho folclórico, às gentes ligadas ao teatro, aos actores que já partiram e uma representação do que vai ser a próxima revista à portuguesa apresentada dentro de três meses no centro social.
Francisco Vieira, 63 anos, o encenador, explica que os ensaios são à quarta-feira à noite e dá tempo de jantar. É preciso ter à vontade porque pode ser necessário fazer de tudo um pouco: dançar, cantar e representar. Natural do Cartaxo, está ligado ao teatro no concelho há 38 anos. Começou com a irmã, auxiliar no Agrupamento de Escolas de Pontével, e com conhecidos começaram por formar uma marcha popular, a que se seguiu uma conversa com Reinaldo Mendes, presidente do centro social na altura, e João Catarro, o primeiro encenador da Companhia das Artes. Daí nasceu um grupo de teatro com pessoas de várias áreas. João Mendonça é actualmente o elemento mais velho, com 80 anos.
Francisco Vieira acredita que o teatro nasceu consigo, embora nunca tenha feito da arte profissão, estando agora reformado por doença. Levou a palco dramas de Marcelino Mesquita, Ramada Curto e Camilo Castelo Branco desde que assumiu o papel de encenador, mas a companhia trabalha mais revista à portuguesa. Conta que Vale da Pedra teve três grupos de teatro desde os anos 70/80.
Paula Praia estreou-se na gala a cantar com um vestido produzido por Francisco Vieira com materiais reutilizáveis, representando a marcha popular de Vale da Pedra diante de um fundo que aludia à estação ferroviária do Setil, em Vale da Pedra. A gala foi preparada em três semanas e a presidente afirma que vão tentar que as coisas ganhem vida e que se retomem tradições que fazem muita falta.

Mercadinho de Natal a 7 e 8 de Dezembro
O Centro Social e a Companhia das Artes vão realizar um mercadinho de Natal com artesanato, produtos regionais, petiscos, animação, casa do Pai Natal, surpresas e prendas para crianças até aos 12 anos no fim-de-semana de 7 e 8 de Dezembro no Centro Social. A companhia quer ter teatro em regime de OTL (Ocupação de Tempos Livres) e realizar uma festa de Natal para as crianças das escolas do Agrupamento de Pontével preparando um conto de Natal.

O elenco teatral

O elenco da companhia de teatro é composto por Francisco Vieira (director geral, encenador e actor), Dolores Ferreira (vice-directora e actriz), Carlos Parreira (director de som/imagem e actor), Sofia Ribeiro (directora de marketing, relações públicas e actriz), Paulo Andrade (director musical), Paula Praia (directora, presidente do centro social e voz da revista à portuguesa), Pilar Vargas (actriz), Pedro Neves (actor), Ema Costa (actriz), Teresa Parreira (responsável de guarda-roupa), Eloisa Parreira (actriz), Alcino Correia (bastidores e montagem), Ana Paula Henriques (actriz), João Mendonça (actor) e Manuela Campino (actriz).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo