Cultura | 28-03-2025 21:00

Casa do Povo de Arcena é exemplo de dinamismo no concelho de Vila Franca de Xira

Casa do Povo de Arcena é exemplo de dinamismo no concelho de Vila Franca de Xira
Secções da Casa do Povo de Arcena apresentaram-se à comunidade em dia de aniversário

A Casa do Povo de Arcena celebrou mais um aniversário com a demonstração das suas actividades na sede da colectividade e reconhecimento aos sócios mais antigos. Direcção quer uma sede mais acessível e pretende construir um elevador vertical.

Houve casa cheia na celebração dos 91 anos da Casa do Povo de Arcena. A festa contou com a actuação de algumas das secções da colectividade como a Zumba, Taekwondo, grupo coral e musical e rancho folclórico e ainda as danças de salão da escola de dança EntrePassos do Centro Social para o Desenvolvimento do Sobralinho. O espectáculo realizou-se no dia 16 de Março, na sede da casa do povo, e na ocasião foram atribuídos diplomas aos sócios com 25 e 50 anos de filiação.
A Casa do Povo de Arcena é um exemplo de dinamismo do movimento associativo do concelho de Vila Franca de Xira. Com uma direcção composta só por mulheres, movimenta semanalmente cerca de 600 pessoas, distribuídas pelas secções de Zumba, Taekwondo, grupo coral e musical, rancho folclórico, yoga, ginástica de manutenção, tertúlia de fado (parceria com um grupo de Lisboa) e escola de acordeão e concertina. “Temos um excelente grupo de trabalho. O paradigma é trabalhar para fora, para a comunidade. Aos poucos temos conseguido atrair mais gente e o espírito de voluntariado aqui não tem igual”, disse a O MIRANTE a presidente da direcção da colectividade, Clara Negrinho.
A Casa do Povo de Arcena conseguiu concretizar um dos objectivos que foi a instalação de uma caixa multibanco na sua sede. O processo demorou dois anos a concretizar-se e resultou de uma parceria estabelecida entre a colectividade, a Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e o banco Montepio.

Direcção aposta na inclusão
A direcção quer o edifício sede acessível a pessoas com mobilidade condicionada e por isso vai apostar na instalação de um elevador vertical. Para isso, a casa do povo vai submeter uma candidatura ao programa da Câmara de Vila Franca de Xira até 31 de Março deste ano. “O nosso principal problema é o avançar da idade dos dirigentes e o receio de não conseguirmos passar às novas gerações a importância do associativismo. Mas já andamos a trabalhar nesse sentido porque a nossa grande ambição é que esta casa não feche portas”, afirmou Clara Negrinho. No próximo dia 5 de Abril a Casa do Povo de Arcena vai realizar o Baile da Pinha e no mesmo mês vai convocar eleições. A actual direcção é recandidata a mais um mandato de três anos.

Clara Negrinho

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Vale Tejo