“Mostra de Maio” apresenta criações de jovens talentos de Vila Franca de Xira
O programa tem como objectivo estimular a criatividade dos jovens e apoiar o desenvolvimento de projectos originais em várias áreas artísticas.
A associação Memória É Cultura organiza, pelo terceiro ano consecutivo, a “Mostra de Maio”, a 11 de Maio, pelas 18h00, no Ateneu Artístico Vilafranquense, momento que marcará a apresentação pública dos projectos desenvolvidos no âmbito do programa Pantógrafo - Desafio Criativo 2024/2025, uma iniciativa destinada a jovens entre os 15 e os 20 anos que residam, estudem ou trabalhem no concelho de Vila Franca de Xira.
O programa tem como objectivo estimular a criatividade dos jovens e apoiar o desenvolvimento de projectos originais em várias áreas artísticas, servindo ao mesmo tempo como homenagem às vítimas do acidente de comboio na Póvoa de Santa Iria que vitimou 17 pessoas e feriu mais de 80.
A fase final do programa culmina com a apresentação pública das obras criadas, que este ano abrangem as artes plásticas, música e teatro. No evento serão inauguradas exposições de desenhos e pinturas de Beatriz Falcão, Paloma Cruz e Daniela Duarte, além da apresentação do projecto de música electrónica “Neodymium Magnet”, do produtor Spikecat, e das peças de percussão “Percussion Joy”, interpretadas ao vivo por Philippe Drummer. A noite culmina com a encenação da peça original “Sob o efeito do destino”, por um grupo de jovens intérpretes.
A Câmara de Vila Franca de Xira reconheceu o valor e a relevância cultural da iniciativa e, ao abrigo do Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA), deliberou em reunião de câmara conceder um apoio financeiro no valor de 2.000 euros à associação, bem como apoio logístico, nomeadamente através da cedência do salão do Ateneu Artístico Vilafranquense.