Cultura | 04-07-2025 10:59

Está nas ruas de VFX mais um Colete Encarnado

Está nas ruas de VFX mais um Colete Encarnado

Ponto alto dos festejos é a Homenagem ao Campino na tarde de sábado, 5 de Julho, que também vai contar com a noite da sardinha assada.

Arrancou esta sexta-feira, 4 de Julho, a tradicional festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, momento que marca um reforço das tradições e da cultura popular, mantendo o caminho de crescimento e dinamização que tem tido nos últimos anos, já a caminho da centésima edição, que acontecerá em 2032. Este ano uma das novidades apresentadas pelo município – que estima a presença de 300 mil pessoas durante os dias de festa – são os passeios gratuitos de charrete no centro da cidade e passeios de barco no varino Liberdade, no rio Tejo. Os eixos principais da cidade vão estar cortados ao trânsito nesses três dias. “O Colete Encarnado continua vivo e a mobilizar as pessoas, promovendo o convívio e a alegria”, afirmou Fernando Paulo Ferreira, presidente do município. Tony Carreira, Nininho Vaz Maia e Gisela João são os nomes mais sonantes do cartaz musical. Tal como no ano passado, os concertos principais terão lugar no palco situado no parque urbano do Cevadeiro, com o palco da Avenida Pedro Victor a ficar reservado para as actuações de cariz mais popular.
Sendo uma festa popular que exalta a tradição campestre ribatejana, o momento alto volta a ser assinalado no sábado, 5 de Julho, na Praça do Município, com a homenagem ao campino António Caipira Grilo. Vai levar o pampilho de honra com tributo póstumo a Orlando Vicente, natural da Castanheira do Ribatejo, falecido em 2020 aos 84 anos. A noite acaba com a tradicional oferta de sardinhas assadas, pão e vinho nas ruas. As esperas de toiros terão lugar sexta-feira às 11h00, sábado às 18h30 e domingo às 10h30.


Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo