Cultura | 08-07-2025 08:00

Comemora-se hoje o centenário de nascimento de Joaquim Veríssimo Serrão

Comemora-se hoje o centenário de nascimento de Joaquim Veríssimo Serrão

Joaquim Veríssimo Serrão nasceu em 8 de Julho de 1925 e o seu centenário vai ser assinalado hoje na cidade natal com uma sessão solene.

O centenário do Historiador Joaquim Veríssimo Serrão vai ser assinalado hoje, dia 8 de Julho, em Santarém, com uma cerimónia solene promovida pela Câmara Municipal de Santarém, o Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) e a Academia Portuguesa da História. A sessão, na data precisa em que se completa o centésimo aniversário do nascimento do académico escalabitano, vai ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, pelas 17h00.

A sessão tem como um dos destaques o lançamento da 2ª edição da obra A Historiografia Portuguesa, de Joaquim Veríssimo Serrão, em três volumes, escrita em Paris entre 1971 e 1973, apresentada por Miguel Corrêa Monteiro, vice-presidente da Academia Portuguesa da História. Na ocasião será ainda apresentada a Revista Mátria XXI, N.º 14, evocativa da efeméride, por Manuela Bento Fialho, com textos de vários especialistas sobre a personalidade e obra de Veríssimo Serrão.

A tarde contará ainda com duas conferências sobre o Historiador, a cargo do bispo de Santarém, D. José Augusto Traquina, e da presidente da Academia Portuguesa da História, Manuela Mendonça, seguindo-se um debate público. A abrir a sessão discursará o director do CIJVS, Martinho Vicente Rodrigues, com o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, a encerrar o programa.

Joaquim Veríssimo Serrão nasceu em Tremês, concelho de Santarém, em 8 de Julho de 1925 e faleceu em Santarém, onde viveu muitos anos, em 31 de Julho de 2020. Foi professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, reitor da Universidade de Lisboa e presidente da Academia Portuguesa da História, entre 1975 e 2006. Publicou, desde 1977, uma História de Portugal em XVIII volumes, desde as origens remotas de Portugal e da constituição do Condado Portucalense até ao período do Estado Novo.

Grande parte do seu espólio foi deixado ao município, o que levou à criação do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, que no dia 31 de Maio comemorou treze anos de vida.

O MIRANTE publica na edição da próxima semana um suplemento a assinalar a efeméride.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo