Cultura | 15-07-2025 10:00

Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão regressa a Constância

Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão regressa a Constância

Entre 18 e 27 de Julho, Constância volta a ser palco do Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão da CICO, que este ano se estende também a Leiria e Mafra.

O IX Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão da CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão regressa a Constância este fim de semana, trazendo um programa musical diversificado que celebra um património sonoro único da região. O evento decorre entre 18 e 27 de Julho em várias freguesias do concelho, mas estende-se este ano a Leiria e Mafra, levando o som do carrilhão e do órgão histórico a novos públicos.
Entre os momentos mais aguardados está o espectáculo de abertura Disco Carillon, no dia 18 de Julho, no Anfiteatro dos Rios, em Constância. O espectáculo conta com o Carrilhão Lvsitanvs – o maior carrilhão itinerante do mundo – a acompanhar faixas sonoras pré-gravadas, numa viagem pelas músicas disco dos anos 1970 e 1980, assinalando também os dez anos de actividade artística do instrumento.
O festival conta ainda com concertos de carrilhanistas e organistas nacionais e estrangeiros, além de agrupamentos locais como o Clube Vikings Lvsitanvs, que irão destacar dois instrumentos emblemáticos: o Carrilhão Lvsitanvs e o Órgão Histórico da Igreja Matriz de Constância, datado de 1827 e construído pelo mestre organeiro António Xavier Machado e Cerveira.
A programação inclui ainda concertos com o Carrilhão da Torre Sul do Palácio Nacional de Mafra (o maior carrilhão histórico do mundo, datado de 1730), e com o Carrilhão da Torre da Sé de Leiria, instalado em 2015, reafirmando assim o compromisso do festival com a promoção da música de carrilhão e órgão em Portugal.


Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo