Orçamento Participativo Jovem de Arruda dos Vinhos com 89 participações
Projecto vencedor vai permitir melhorar palco da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Alcobela de Baixo.
O projecto “Um novo palco, uma nova vida” foi o vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo Jovem de Arruda dos Vinhos (OPJAV), reunindo um total de 56 votos. A proposta, apresentada por Ana Rita Carvalho, tem como objectivo a aplicação de melhoramentos dos revestimentos do palco da sede da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Alcobela de Baixo, em Arranhó. A intervenção, segundo o município de Arruda dos Vinhos, tornará o palco mais seguro, funcional e atractivo para artistas, grupos culturais e a comunidade em geral, com especial destaque para a juventude.
O investimento previsto pelo município no projecto é de 7.455 euros, acrescido de IVA, cabendo o restante do valor necessário para a obra a ser suportado pela colectividade. Na edição de 2025 do OPJAV foram recebidos 89 votos válidos em diversos projectos, num processo que visou promover a participação cívica dos jovens do concelho, incentivando o diálogo entre os eleitos, a comunidade e a juventude. O programa pretende ainda estimular a intervenção dos jovens na identificação de problemas, soluções e prioridades de investimento, garantindo que as suas necessidades e expectativas sejam consideradas.
Tal como O MIRANTE já tinha noticiado, a verba prevista este ano sofreu um aumento de 50% face às quatro edições anteriores do OPJAV. Para participar bastou ter entre 16 e 30 anos e as propostas dos trabalhos a realizar foram apresentadas entre 1 e 31 de Março. O projecto para os trabalhos vencedores deverá ser executado entre Agosto e Novembro. Na edição do ano passado, recorde-se, venceu com 40 votos um projecto de melhoramentos das condições da cozinha da Sociedade Recreativa Cultural e Desportiva da Tesoureira.