Cultura | 21-08-2025 10:00

Exposição de cianotipia na Galeria Municipal de Abrantes até 15 de Novembro

Exposição de cianotipia na Galeria Municipal de Abrantes até 15 de Novembro
Galeria Municipal de Abrantes recebe exposição colectiva com obras de cianotipia - foto DR

“O Invisível Nasce a Azul: Cianotipias” é a nova exposição colectiva patente no Quartel – Galeria Municipal de Arte até 15 de Novembro, reunindo obras que exploram a cianotipia, um processo fotográfico histórico que transforma luz e ferro em imagens de profundo impacto visual.

A Galeria Municipal de Arte de Abrantes, instalada no edifício do antigo quartel dos bombeiros municipais, recebe até ao dia 15 de Novembro de 2025 a exposição colectiva “O Invisível Nasce a Azul: Cianotipias”. A exposição reúne obras de cianotipia, um processo popularizado no século XIX pela botânica britânica Anna Atkins, pioneira na utilização deste método para fins científicos e artísticos. A cianotipia é um método de impressão fotográfica que usa uma solução sensível à luz, composta por sais de ferro, para criar imagens em tons de azul.
A mostra pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 14h00 e as 17h30, com a última entrada permitida até 30 minutos antes do encerramento. Encontra-se encerrada aos domingos, segundas-feiras e feriados.
Descoberta em 1842 por Sir John Herschel, a cianotipia foi utilizada para reproduzir desenhos técnicos (os famosos “blueprints”) e, mais tarde, ganhou espaço nas artes visuais. A técnica pode ser aplicada em diversos materiais, como papel, tecido, madeira, cerâmica e vidro, o que a torna bastante versátil.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1730
    20-08-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1730
    20-08-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1730
    20-08-2025
    Capa Vale Tejo