Cultura | 29-08-2025 07:00

Teatro de marionetas volta às aldeias do concelho de Sardoal

O teatro de marionetas regressa às aldeias de Sardoal com apresentações gratuitas ao ar livre. As companhias Valdevinos e Boca de Cão vão levar a Entrevinhas, Santiago de Montalegre, Valhascos, Santa Clara, Venda Nova, Monte Cimeiro e Presa os espectáculos Floresta e Alforria.

De 5 a 7 de Setembro, a vila e várias aldeias do concelho de Sardoal vão receber, à semelhança do ano anterior, apresentações de teatro de marionetas, numa iniciativa que visa descentralizar a cultura e permitir que todos os habitantes tenham acesso a momentos culturais gratuitos ao ar livre.
As companhias Valdevinos e Boca de Cão, ambas referências na área do teatro de marionetas, serão responsáveis por apresentar, respectivamente, os espectáculos Floresta e Alforria. Floresta é uma narração fabulística em que os personagens, habitantes da floresta, dialogam entre si, retratando as histórias de vida de cada um e a luta pela sobrevivência. Alforria aborda de forma divertida e crítica temas como liberdade, opressão e igualdade de género, recorrendo a técnicas de teatro de rua, marionetas de sombras e manipulação directa.
No dia 5 de Setembro, Sardoal acolhe dois espectáculos na Praça Nova. No dia 6, a actividade cultural desloca-se a Entrevinhas, às 11h00; a Santiago de Montalegre, junto à Associação dos Amigos de Santiago Montalegre, às 14h30; e a Valhascos, junto à ACD Valhascos, às 16h00. No dia 7 de Setembro, a programação inclui Santa Clara, no Largo do Mercado, às 10h00; Venda Nova, junto à CDCR Venda Nova, às 11h00; Monte Cimeiro, junto à Associação CSMC, às 16h00; e Presa, junto à AR Presa, às 18h00.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Sardoal, contando com o apoio das associações locais e da Junta de Freguesia de Alcaravela, e é financiada pela Direcção-Geral das Artes, no âmbito do Apoio à Programação da RTCP.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1731
    27-08-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1731
    27-08-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1731
    27-08-2025
    Capa Vale Tejo