Cultura | 14-12-2025 12:00

No Grupo Cénico de Vialonga aprende-se a representar desde a infância

No Grupo Cénico de Vialonga aprende-se a representar desde a infância
Rafael Ascensão com o grupo de jovens actrizes do Grupo Cénico de Vialonga durante um ensaio na Sociedade Recreativa da Granja - foto O MIRANTE

O Grupo Cénico de Vialonga continua a apostar na formação teatral das crianças e jovens, promovendo não só o gosto pelas artes de palco, mas também o desenvolvimento pessoal. Com aulas regulares ao sábado, na Sociedade Recreativa da Granja, o grupo prepara um espectáculo natalício e novos desafios para 2026.

O Grupo Cénico de Vialonga (GCV) continua a estimular o interesse pelo teatro entre os mais jovens e a educá-los para as artes de palco. O grupo começou em 2019, mas foi apanhado pela pandemia. Em 2023, Rafael Ascensão, actor, produtor, encenador e dramaturgo, agarrou no colectivo e continua a dar aulas de teatro aos sábados de manhã na Sociedade Recreativa da Granja, em Vialonga.
Todos os textos dos espectáculos do GCV são escritos por Rafael Ascensão, natural da Guarda, mas que está a fazer mestrado em Produção na Escola Superior de Teatro e Cinema. Numa manhã de ensaios, disse a O MIRANTE que gosta de trabalhar com grupos mais pequenos para se poder focar nas diferentes personalidades e na forma como aprendem.
O grupo é composto actualmente por raparigas dos cinco aos 20 anos, que estão a trabalhar numa peça natalícia onde vão criar um mundo infantil para as crianças e um mundo mais reflexivo para os adultos. São três textos distintos num espectáculo feito através de cartas, com uma leitura encenada de contos dividida em diferentes espaços. O objectivo é fazer com que o público se mova.

Alunas aprendem vários tipos de teatro
No próximo ano, a aposta do GCV é o teatro imersivo, sendo que o encenador propôs-se criar vários géneros de teatro para que as alunas passem por todos eles. Porque, para além de estarem a fazer teatro, têm de aprender que géneros é que há, as técnicas de voz e técnicas de corpo. O grupo, conta Rafael, começou na comédia, passou para as tragicomédias, fantasia, teatro de improviso e neste Natal já entra no teatro imersivo. “Eu venho para o grupo não para criarmos actrizes e actores, mas para criarmos pessoas com maior capacidade de pensar e viver. O teatro dá-lhes todas as ferramentas para aquilo que elas quiserem ser um dia mais tarde. Podem não querer seguir uma carreira artística, mas, por exemplo, vão ter competências de falar em público e de expressar os sentimentos”, defende.

Rapazes preferem actividades desportivas
Sobre o facto de o grupo cénico não ter, neste momento, elementos do sexo masculino, o encenador atribui à preferência por actividades desportivas, como o futebol, e ao facto de os horários das actividades se sobreporem. Esta situação faz com que as personagens das peças tenham de ser adaptadas. Todos os anos o GCV promove aulas abertas para que todos possam experimentar teatro. O guião da peça que vai começar a ser ensaiada em Janeiro está a ser escrito, mas os interessados em participar ainda o podem fazer.
Os adereços e cenários são pensados para que se adaptem a todos os espaços e é dada preferência a tecidos, projecção, mesas, cadeiras e sofás. Os figurinos são comprados consoante a época e desde o ano passado que está a ser criado um guarda-roupa para o GCV. “Estamos cada vez a crescer mais. O meu grau de perfeccionismo é cada vez maior com elas e vou exigindo mais e dando mais ferramentas para evitar a estagnação”, explica.

O sonho de ser actriz profissional

Desde que tem aulas de teatro, Natália Anelo, 13 anos, atenuou a sua timidez e na escola tem mais vontade de participar nas actividades. “Estou mais solta e com menos vergonha”, diz a O MIRANTE, acrescentando que gostava de ser actriz profissional e, quem sabe, entrar em novelas.
Também Joana Sousa, 10 anos, manifesta vontade de ser actriz profissional. Entrou há dois anos no GCV depois de ter visto o primo em algumas peças. Conta que o teatro a ajudou a decorar textos e por isso também ajudou nos estudos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias